O futebol inglês ficou por muitas décadas marcado pela violência. As maiores tragédias causadas por brigas de torcedores ocorreram em gramados ingleses e a visão de skinheads fascistas sempre foi uma tônica na representação destes grupos violentos, chamados hooligans. Porém nem todos os grupos de hooligans ingleses tem vinculações com grupos fascistas de direita.

Muitos eram de minorias (os Zulus , do Birmingham City, eram compostos essencialmente de negros), e tinham como bases apenas a incitação à violência, necessidade de auto-afirmação pessoal e a vontade de promover desordem pública. O  Red Army , do Manchester United era o mais numeroso deles, mas os grupos do Liverpool também se enquadravam neste estilo.

Entretanto, outros grupos tinham bases ideológicas fascistas, xenófobas e racistas. Torcedores do Blackpool (um obscuro time da terceira divisão inglesa), conhecidos como  Muckers (foto) , tinham sólidas relações com grupos neo-nazistas ingleses e por duas décadas aterrorizaram a Inglaterra em jogos da segunda e terceira divisão.

3803206387a5880442553ml

Já a torcida do Milwall, time médio da Inglaterra, ficou famosa mundialmente por sua torcida organizada violenta e de direita.  The Bushwackers por anos assolaram o país em choques contra a Polícia ou outras torcidas. Sua rivalidade com a  Inter City Firm , do West Ham United, se tornou mundialmente famosa no filme  Hooligans , com Elijah Wood.

millwall-fans

Com times medíocres com resultados ruins e sem títulos expressivos, torcedores do West Ham e Milwall descontavam suas frustrações em brigas monumentais, sobretudo fora dos estádios. A diferença é que o Milwall tem histórico político de ultra-direita, enquanto a torcida do West Ham não tem esta tradição e inclusive tem alguma influência de esquerda..

Porém, o grupo de extrema-direita mais famoso do futebol inglês foi o  The HeadHunters . Do rico e xenófobo bairro de Chelsea, os torcedores do time londrino tinham vinculação formal com a Ku-Klux Khan, notório grupo racista, e com o Combat 18, grupo neonazista inglês.

25

O líder dos  Headhunters , Jason Marriner, foi detido e condenado após uma reportagem investigativa na BBC.Vejam imagens de um conflito de 1993 contra os torcedores judeus do Tottenham Hotspurs:

SÉRIE ESPECIAL DO ALMANAQUE ESPORTIVO SOBRE O FASCISMO NO FUTEBOL:

 

– Iugoslávia: Futebol e fascistas: uma relação antiga na Iugoslávia

– Inglaterra: Os ingleses e os grupos fascistas no futebol

– Itália: Ultras: uma tradição italiana de violência