Assim como o futebol americano, o rúgbi é um esporte que cresce no Brasil nos últimos anos. E um dos times mais tradicionais deste esporte, particularmente popular em países de língua e colonização britânicas, é a Nova Zelândia. Neste final de semana, terminou a Copa do Mundo com vitória da África do Sul sobre a Inglaterra por 15×9, torneio disputado na França.

A Seleção Nacional da Nova Zelândia, conhecida como %22All Blacks%22, tem um grito particular de aquecimento e concentração. Chamado de %22Haka%22, é a representação de uma dança tradicional maori, tribo aborígene que habitava o país antes da chegada dos colonizadores britânicos. É o símbolo máximo do esporte nacional do pequeno e rico arquipélago no extremo sul do Oceano Pacífico.

Antes de cada jogo, o capitão do time neo-zelandês começa puxando o grito %22Ka mate, ka mate%22 (%22é a morte, é a morte%22). A canção completa podemos ver abaixo:

%22Ka mate, ka mate
Ka ora, ka ora
Tenei te tangata puhuruhuru
Nana i tiki mai whakawhiti te ra
Upane, upane
Upane kaupane
Whiti te ra.%22

Traduzido, seria assim:

%22É a morte, é a morte
É a vida, é a vida
Este é o homem cabeludo
Que fez o sol brilhar para mim novamente
Suba o monte, suba o monte
Até o topo
Aonde o sol brilha
%22

Abaixo um vídeo dos %22All Blacks%22 performando esta bela representação dos valores deixados por uma tribo quase extinta, mas ainda na memória do seu país:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=tdMCAV6Yd0Y&w=480&h=385]

Postado por Alexandre Perin