Depois de acompanhar quase toda a temporada da NFL, tive de me contentar com um VT e compactos do SuperBowl, a decisão do Futebol Americano Profissional entre New York Giants e o favoritaço New England Patriots. Eu odeio disputa de direitos de TV!

Multicampeão nos últimos anos, os Patriots tem um dos melhores times dos últimos 20 anos e um grande quarterback, Tom Brady (atual namorado de Gisele Bundchen).

Bateram vários recordes na atual temporada e, para completar, o time da região metropolitana de Boston não perdeu um único jogo até a decisão. Os Patriots buscavam igualar-se ao Miami Dolphins, campeão invicto da NFL em 1972 com 19 vitórias em 19 jogos.

Já os Giants chegaram como zebra: jogaram sempre fora de casa nos três play-offs antes da decisão (por terem pior campanha entre os classificados de sua conferência).

Nas semifinais, derrotaram o frio de 15 graus abaixo de zero em Wisconsin e o poderoso Green Bay Packers fora de casa em uma decisão dramática. Ganharam com um field goal de 35 jardas contra o vento na prorrogação. Isto após errarem um outro chute de 14 jardas com vento a favor e faltando somente alguns segundos para o término o jogo!

E, como acontece muitas vezes no futebol americano, a zebra venceu! Os Giants viraram com um touchdown faltando 34 segundos e venceram por 17-14!

O time foi recepcionado por milhares de pessoas em Nova Iorque nesta segunda-feira, com direito a chuva de papéis picados em Times Square, o coração da “capital do mundo”
Do nível dos míticos Steve Young, Dan Marino, John Elway e Joe Montana, Brady fez um duelo particular contra Eli Manning, irmão mais moço de Peyton Manning, quarterback dos Indianápolis Colts (campeão da última temporada).

Porém quem fez a diferença no jogo foi a forte defesa dos Giants, que fizeram cinco sacks (derrubar o quarterback) sobre Brady, algo inimaginável antes da decisão.

Além disto, quando perdiam no último quarto e precisavam completar uma quarta descida, Manning conseguiu se desvencilhar de um sack quase inevitável, correr e dar um passe que culminou em uma corrida de 45 jardas. Ou seja: além de continuar vivo no jogo, ainda ganhou muito terreno e ficou perto do touchdown.

Isto aconteceu algumas jogadas depois e os Giants completaram a zebra, conquistando seu terceiro SuperBowl! Vejam toda a jogada:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ths70-zBdQA&w=520&h=315]