De vez em quando, o Dunga não faz burradas. Achei bastante boa a convocação de 18 jogadores para a Seleção Olímpica, que irá disputar os Jogos em Pequim. A despeito do equívoco de convocar, apenas para marketing e sem nenhuma utilidade técnica, o obeso Ronaldinho (que nem sabe se será liberado), Dunga fez um time bem forte tecnicamente.

De um lado, 14 dos 18 convocados são titulares de seus times. E os que não são, casos de Lucas, Anderson, Rafael Sobis e Robinho, são velhos conhecidos de Dunga no futebol gaúcho ou Seleção Brasileira. O futebol gaúcho se mostra presente com muita força: o goleiro Renan, do Internacional, é um dos cinco “nacionais” convocados, enquanto Lucas, Ronaldinho e Anderson foram formados no Grêmio. Já Alexandre Pato e Rafael Sobis começaram no Beira-Rio.

No dia 28 de novembro, postei aqui no Almanaque Esportivo qual seria a minha seleção Olímpica: Renan, Rafinha, Breno, Alex Silva e Marcelo; Denílson, Hernanes, Anderson e Diego; Alexandre Pato e Diogo.

Deste time, somente Denílson (no banco do Arsenal) e Diogo (que não se firmou) não foram convocados. E de uma lista de 44 jogadores citados como possíveis selecionáveis, o único que Dunga convocou e não estava presente é o goleiro Diego Alves, do Almería e formado no Atlético-MG.

Ameaçado no cargo em virtude dos péssimos resultados, Dunga pode ter nas Olimpíadas 2008 sua última chance de permanecer no cargo. Acusado de não ter renovado o time, e tampouco ter conseguido mostrar um bom futebol, o treinador pode repetir Wanderley Luxemburgo, que foi para os Jogos Olímpicos de Sydney e voltou desempregado da Seleção Brasileira após ser eliminado nas quartas-de-final para Camarões, que então jogava com dois jogadores a menos.

Confiram os convocados por Dunga:

Goleiros
Diego Alves (Almería)
Renan (Internacional)

Laterais
Rafinha (Schalke)
Ilsinho (Shakhtar Donetsk)
Marcelo (Real Madrid)

Zagueiros
Breno (Bayern de Munique)
Alex Silva (São Paulo)
Thiago Silva (Fluminense) – Acima de 23 anos

Meio-campistas
Anderson (Manchester United)
Lucas (Liverpool)
Ronaldinho (Barcelona)  – Acima de 23 anos
Diego (Werder Bremen)
Hernanes (São Paulo)
Thiago Neves (Fluminense)

Atacantes
Alexandre Pato (Milan)
Jô (Manchester City)
Rafael Sobis (Real Betis)
Robinho (Real Madrid) – Acima de 23 anos

Postado por Perin, considerando boa a seleção convocada