Depois de analisar osnúmeros da temporada 2008 até este domingo, vamos avaliar os principais destaques individuais do Grêmio neste ano. E os nomes se repetem: os jogadores Perea e Roger seguem liderando os números de gols e assistências. Aliás, o ex-meia tricolor segue sendo o principal destaque, vice-artilheiro e segundo nas assistências.

Perea, repetindo a primeira divulgação dos dados, é o líder em gols. De oito gols, o colombiano passou a ter onze na atual temporada. Roger, que já foi embora, é o segundo com dez gols, sete deles de pênalti.

Em terceiro lugar segue o volante William Magrão, que não marca há 15 jogos mas já tem seis gols na temporada. Ele passou boa parte dos últimos jogos com problemas musculares. O atacante Marcel, goleador do time no Brasileirão, fez quatro gols nesta competição e se iguala a Paulo Sérgio, Reinaldo, Soares, Tadeu (hoje no Figueirense) e Jonas (que foi para a Portuguesa).

Nas assistências, uma surpresa: o contestadíssimo lateral-direito Paulo Sérgio, que jogou praticamente todas as partidas do ano, é o líder com oito assistências, a maioria em bolas paradas. Em segundo lugar está Roger, que deu sete passes para gol. Com cinco passes para gol, o reserva Anderson Pico, seguido por Perea com quatro.

Uma curiosidade: o segundo gol do Grêmio contra o Fluminense na vitória de 2×1, anotado por Perea teve participação de um inusitado “assistente”. Um “passe” (na real um chutão) do goleiro Victor, chegou à intermediária, e o centroavante Marcel furou na dividida. A bola sobrou para o colombiano, que fez um belo gol. Portanto, passe do gol para Victor, mesmo que involuntariamente.

Até o momento, 19 jogadores gremistas fizeram gols em 2008, e 20 atletas deram passes para um ou mais gols. E ainda 21 gols foram marcados por jogadores que deixaram o Grêmio.

Artilharia Tricolor em 2008:

Perea – 11 gols
Roger (deixou o clube) – 10 gols
William Magrão – 6 gols
Jonas (deixou o clube), Marcel, Paulo Sérgio, Reinaldo, Soares e Tadeu (deixou o clube) – 4 gols
Anderson Pico e Pereira – 3 gols
André Luís, Júlio dos Santos (deixou o clube), Léo – 2 gols
Adílson, Jean, Peter (deixou o clube), Rodrigo Mendes e William Thiego – 1 gol

Assistências gremistas em 2008

Paulo Sérgio – 8 assistências
Roger (deixou o clube) – 7 assistências
Anderson Pico – 5 assistências
Perea – 4 assistências
André Luís – 3 assistências
Hidalgo (deixou o clube), Pereira, Rudinei, Soares – 2 assistências
Eduar

Postado por Perin, fechando o segundo levantamento do ano