Duelo entre Villeneuve e Arnoux em Dijon-1979

Este momento antológico ocorreu em Dijon-Prenois, GP da França de Fórmula-1. O ano? 1979. Os pilotos? O mítico canadense Gilles Villeneuve, a bordo de sua histórica Ferrari de número 27. E o francês René Arnoux, então um jovem piloto que em nada pareceu com a “chincane ambulante” do final de carreira.

Nas últimas três voltas, disputando o segundo lugar, Villeneuve e Arnoux trocaram sete vezes de posição, sem nenhuma manobra ilegal (VIU, HAMILTON?), jogando limpo e dando um show fantástico nas curvas velozes de Dijon-Prenois! Vejam e se emocionem:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=j3tXJm9tYGM&hl=pt_BR&fs=1&]

Quem ganhou a prova? Ah, é mesmo: foi uma vitória histórica, a primeira vencida pelo francês Jean-Pierre Jabouille com um Renault Turbo!

Foi a primeira vitória de um motor turbo na Fórmula-1! Foi também uma vitória 100% francesa: um piloto francês, em um carro francês, com motor francês, gasolina francesa e pneus franceses!

Na corrida seguinte em Silverstone, Gilles Villeneuve e René Arnoux foram chamados a uma reunião com a cúpula da GPDA na época, formada por Niki Lauda, Emerson Fittipaldi, Clay Regazzoni e Jody Scheckter.

Lauda acusou: “Vocês pilotaram em Dijon de maneira perigosa e danificaram a imagem do esporte”.

O sempre explosivo Arnoux respondeu de imediato: “Com você, isto jamais teria acontecido… porque você levantaria o pé logo de cara!”.

O inesquecível e carismático Gilles, se tornando um mito dentro da Ferrari e favorito dos fãs em todo o mundo, simplesmente virou as costas aos pilotos e deixou a sala. Rindo

Ano passado, em condições menos especiais, um brasileiro e um polonês travaram um duelo semelhante… Isto veremos em outro dia…

Postado por Perin, que se emociona sempre revendo o duelo!