Fazendo umas pesquisas, achei um vídeo do 2° turno do Campeonato Gaúcho de 1978. Na decisão desta fase, no Beira-Rio, o Internacional venceu o Grêmio por 2×1. Os gols colorados foram marcados por Jair e Valdomiro, enquanto Éder fez o gol tricolor.

Na fase final da competição,o Internacional venceu novamente por 2×1 ( em uma falha do goleiro argentino Corbo), e foi campeão gaúcho de 1978, recuperando a hegemonia perdida o ano anterior, o histórico título gremista de Telê Santana e André Catimba.

O que mais me chamou a atenção no vídeo abaixo foram as duas cobranças de falta que resultaram nos gols de Éder e Valdomiro. O primeiro, então um pirralho insolente vindo de Minas Gerais, era a jovem revelação gremista. Aos 19 anos, Éder Aleixo já era famoso pelo chute animalesco que sempre foi sua marca registrada.

Multicampeão no futebol brasileiro, eu cheguei a ver jogando no final de carreira pelo Cruzeiro e Atlético-MG e vi muitas vezes seus gols pelo mundo. Reparem na absurda cobrança de falta que resulta no gol gremista. Sem dúvida, uma das cobranças mais espetaculares que eu vi. E olha que o Éder é o cara que fez cinco gols olímpicos em uma só temporada!

Valdomiro, ponteiro-direito colorado, símbolo do time multicampeão dos anos 70, eu não cheguei a ver jogando. Mas sua precisão nos cruzamentos, chutes e cobranças de falta são lendárias. Vejam o segundo gol colorado, cobrança magistral.

Internacional 2×1 Grêmio – Gauchão 1978 – 2° turno
Gols: Jair e Valdomiro (I), Éder (G)
Narração: Celestino Valenzuela

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=ozh64N34m38&hl=pt-br&fs=1]

Postado por Perin, abismado com os gols dos vídeos