Para disparar na liderança em plena reta final do Brasileiro 2008, o Grêmio precisa quebrar um tabu de 10 anos em Belo Horizonte.
Com três pontos de vantagem sobre o segundo colocado São Paulo, o Tricolor poderá dar um passo decisivo para o título vencendo o Cruzeiro no Mineirão. Isto quebraria uma sequência negativa de cinco derrotas seguidas contra este adversário.
Em terceiro lugar, o time mineiro precisa vencer o confronto direto contra o líder para se recuperar do tropeço na última rodada, quando levou 1×0 do Atlético-PR fora de casa. Caso consiga vencer a equipe celeste, o Grêmio ficará sete pontos à frente deste adversário, eliminando o mesmo da disputa pelo título faltando seis rodadas.
A última vitória ocorreu no dia 18 de outubro de 1998. Curiosamente comandado pelo mesmo técnico de hoje, Celso Roth, o Grêmio venceu com gols de Rodrigo Mendes e Scheidt, ambos no segundo tempo.
O Grêmio faria campanha de recuperação e terminaria em oitavo lugar, enquanto o Cruzeiro seria vice-campeão com Dida no gol, o veterano Valdo no meio e os atacantes Fábio Júnior e Alex Alves como destaques ofensivos.
- 1998 – Cruzeiro 0x2 Grêmio
1999 a 2001 – Sem jogos em BH
2002 – Cruzeiro 3×2 Grêmio
2003 – Cruzeiro 3×0 Grêmio
2004 – Cruzeiro 2×0 Grêmio
2006 – Cruzeiro 3×1 Grêmio
2007 – Cruzeiro 2×0 Grêmio
EM 1998:
CRUZEIRO
Dida; Ronaldo, João Carlos (Jean), Marcelo e Gustavo; Marcos Paulo (Vágner), Ricardinho, Djair e Valdo; Fábio Júnior e Alex Alves.
GRÊMIO
Danrlei; Itaqui, Rodrigo Costa, Scheidt e Roger; Djair, Fabinho, Goiano (Tinga) e Robert (Palhinha); Abreu e Rodrigo Mendes.
Árbitro: Reinaldo Ribas (RJ). Renda: R$ 217.327,50, (24.791 pagantes).
- CURIOSIDADES:
Marcos Paulo, Djair, Valdo jogaram no Grêmio depois de atuarem pelo Cruzeiro
Palhinha, Fabinho vieram do Cruzeiro para o Grêmio
Abreu é ele mesmo, o “Loco Abreu” de pavorosa passagem pela Azenha mas de muito sucesso no México, titular da Seleção Uruguaia no presente momento.
OBS: penso num post deste, planejo ele no sábado e na segunda todo mundo me fura… saiu a mesma info em tudo quanto é blog aqui… hahahaha
Postado por Instituto Perin de Estatísticas
O Djair do Cruzeiro nesse jogo não é o mesmo volante que jogou no Grêmio (filho do velho Djair, meia canhoto, ex Inter e Grêmio na década de 70). Creio que o do Cruzeiro é aquele meio-campista de futebol clássico que se destacou no futebol carioca, especialmente no Botafogo. Editado: o Djair que tu falas jogou no Grêmio em 1993, Sérgio.