Andrade, pentacampeão brasileiro como o ex-gremista Zinho

O meia gremista Souza será o único atleta gremista a conquistar um tricampeonato brasileiro caso o Grêmio conquiste o título nacional. Curiosamente, Souza venceu em 2006 e 2007 justamente pelo São Paulo, líder da competição faltando duas rodadas para o término da competição. Outro fato em comum é que o Tricolor, último gaúcho campeão brasileiro, busca também o tri, afinal conquistou os Campeonatos Brasileiros de 1981 e 1996.

Porém o polivalente meio-campista não é o único campeão nacional entre todos os atletas do Grêmio. Marcel foi campeão ano passado, também jogando pelo São Paulo sendo reserva do goleador Aloísio. Outro atleta campeão nacional é o zagueiro Pereira, um ilustre reserva no Santos campeão brasileiro de 2004.

Evidentemente, o atual bicampeão nacional São Paulo é o time brasileiro com mais jogadores campeões: 15, alguns atletas com duas conquistas. O Cruzeiro e o Santos tem 5 campeões nacionais, enquanto o Palmeiras tem 4 jogadores. Grêmio e Internacional possuem três campeões.

Ao longo da história, os jogadores com mais conquistas são Andrade e Zinho, que venceram o Campeonato Brasileiro por cinco oportunidades. Andrade tem quatro títulos pelo Flamengo e um pelo Vasco da Gama. Já Zinho tem dois títulos no Flamengo, dois no Palmeiras e um no Cruzeiro. Ele é o único atleta brasileiro tricampeão consecutivamente (1992, 1993 e 1994), feito que pode ser igualado por Souza e por vários são-paulinos

Entre os treinadores, o maior campeão de todos os tempos é Wanderley Luxemburgo, com cinco conquistas. O falecido Ênio Andrade venceu três vezes, assim como Rubens Minelli. Dos que estão em atividade no futebol brasileiro, Muricy Ramalho tem dois títulos, enquanto Geninho e Nelsinho Baptista possuem uma conquista.


JOGADORES CAMPEÕES

1º SÃO PAULO (15 jogadores): Bosco, Rogério Ceni, André Dias, Miranda, Júnior conquistaram 2 títulos. Já Hugo, Anderson, Jorge Wagner, Fabiano, Sérgio Mota, Dagoberto, Borges possuem um título.

2º CRUZEIRO (5 jogadores): Fábio, Jadílson, Maurinho, Fabrício, Thiago Ribeiro possuem um título nacional.

2° SANTOS (5 jogadores) Fábio Costa e Kléber possuem dois títulos, Kléber Pereira, Fabão e Fábio Santos possuem um título.

4º PALMEIRAS (4 jogadores): Martinez, Gladstone, Leandro, Alex Mineiro possuem um título.

5º GRÊMIO (3 jogadores): Souza tem dois titulos, enquanto Pereira e Marcel possuem um título.

5° INTERNACIONAL (3 jogadores): Gustavo Nery, Rosinei e Nilmar possuem um título.

5° VASCO DA GAMA (3 jogadores): Edmundo tem três títulos, já Odvan e Pedrinho tem dois

Postado por Perin, com dados do IPE