Rogério Ceni, campeão da Libertadores e Mundial em 2005 pelo São Paulo, líder do ranking Conmebol

Bom, ranking da Conmebol atualizado? Só aqui no Almanaque Esportivo!

Ao contrário da FIFA e da UEFA, a organização da Conmebol beira ao amadorismo. As suas punições disciplinares são uma piada, exigências ridículas de segurança, bagunça generalizada em seus regulamentos e datas marcadas. Vide o caos que foi marcar as datas das quartas-de-final da Libertadores 2006. Acho que eles não sabiam que ia ter Copa do Mundo no mesmo ano…

Até na sua divulgação e comunicação com o restante do planeta é complicado. Algumas seções principais de seu site oficial não são atualizadas há três anos!

Parece que mandaram embora o cara que tinha as planilhas e ninguém teve coragem de atualizar os dados, ou sei lá, preguiça mesmo.

Como as atualizações são por país e dependem de cada Confederação, a Conmebol sequer exige que suas afiliadas mantenham os dados atualizados. A da Argentina está atualizada até 2007, já a do BrasilVejam a seção brasileira do Ranking da Conmebol, só tem dados até 2005.

Buenas, eu aproveitei um tempo livre que tinha e fiz a atualização considerando-se as competições sul-americanas de 2006, 2007 e 2008. Vejam os resultados na planilha completa: Ranking Conmebol

TOP 10 (atualizado até dezembro de 2008)

1° – São Paulo 782 pontos
2° – Cruzeiro  593 pontos
3° – Santos    490 pontos
4° – Grêmio 489 pontos
5° – Flamengo  450 pontos
6° – Palmeiras  427 pontos
7° – Internacional 317 pontos
8° – Vasco da Gama 287 pontos
9° – Corinthians  270 pontos
10° – Atlético Mineiro 179 pontos

Algumas observações:

  • O Grêmio perdeu uma posição para o Santos, mas certamente irá recuperar a mesma na próxima temporada, já que irá disputar a Libertadores enquanto o Santos ficará de fora de todas as competições Sul-Americanas.
  • O Internacional ganhou duas posições, mas ainda está muito longe do Palmeiras, 6° colocado.
  • As duas Supercopas conquistadas pelo Cruzeiro fazem bastante diferença nos dados do time mineiro.
  • O Juventude é o 20° colocado com 16 pontos.
  • Maiores detalhes, critérios de classificação na planilha anexa.
  • OBS: Nicolas Mega, eu também achei estranho. Porém meu raciocínio foi simples: considerar os dados da Conmebol corretos até 2005 e calcular dali em diante. Não achei erros nos meus calculos sobre 2006, 2007 e 2008…

Postado por Perin, com dados do IPE….