Alex Mineiro, o principal reforço do Grêmio em 2009/Reprodução site oficial do Grêmio

OBS: post atualizado em 18/03 – Confira elenco atualizado aqui

Em 2009, o Grêmio quer a América. Quer o Mundo. Mas antes de qualquer coisa, quer conquistar títulos, e ganhar o Gauchão em cima do arquirrival Internacional não será desprezado.

Na estréia contra o Internacional de Santa Maria, Celso Roth irá atuar no 3-5-2, depois de muitos treinamentos no 4-4-2 na pré-temporada. De ótimas atuações em Bento Gonçalves, Souza vai começar como titular jogando no meio-campo. Assim, Tcheco vai jogar mais recuado e sai Diogo do time.

Em outra configuração, o 4-4-2 será utilizado com a entrada de Diogo; Tcheco e Souza como meias e a saída do zagueiro Rafael Marques. Como a diretoria do Grêmio está abertamente buscando um novo atacante, Reinaldo é o jogador com a titularidade mais ameaçada. Um lateral-direito e outro volante devem ser contratados para fechar o grupo de 2009.

Em 2008, o time base Tricolor no Gauchão foi: Victor; Paulo Sérgio, Léo, Pereira e Anderson Pico; Eduardo Costa, William Magrão, Júlio dos Santos (André Luís) e Roger; Perea e Reinaldo. Cinco jogadores continuam no elenco: Victor, Léo, William Magrão (destaque no Gauchão do ano passado), Perea e Reinaldo.

Melhor campanha da primeira fase, o Tricolor deu adeus à competição logo na segunda, quando venceu o Juventude fora de casa por 2×1, mas levou 3×2 em pleno Olímpico e ficou de fora, em um dos dois vexames do time em menos de uma semana (quatro dias depois, foi eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético-GO).

ELENCO GRÊMIO 2009

GRUPO REMANESCENTE
Victor, Marcelo Grohe, Matheus, Hélder, Réver, William Thiego, Héverton, Willian Magrão, Makelele, Adílson, Maylson, Tcheco, Orteman, Souza, Douglas Costa, Perea, Reinaldo, Morales

CONTRATADOS
Ruy (Náutico), Fábio Santos (Cruzeiro), Alex Mineiro (Palmeiras), Fabio Ferreira (Corinthians), Rafael Marques (Goiás), Diogo (Figueirense), Jadílson (São Paulo)

PROMOVIDOS
Alessandro (goleiro), Wellington (lateral-direito), Julio Cesar (volante), Paulinho (volante), Mithyuê (meia), Isael (meia), Roberson (atacante), Rafael Martins (atacante)

RESUMO POR POSIÇÃO<

Postado por Perin, analisando o elenco tricolor para 2009