Real Madrid campeão no Centenário de 2002: timinho, hein????

Ontem contamos histórias sobre times que foram um fiasco no Centenário de sua fundação. Porém a história possui alguns casos de times que foram campeões neste ano marcado por comemorações especiais. O melhor exemplo vem do Rio de Janeiro, o Vasco da Gama de 1998.

Injetado de dinheiro pela milionária venda de Edmundo para a Fiorentina, o então campeão brasileiro Vasco da Gama montou um time caríssimo para a Libertadores daquele ano. E obteve sucesso!

Com Luizão e Donizete no ataque, e treinado por Antônio Lopes, a equipe de São Januário ganhou com sobras a competição continental. Eliminou o Cruzeiro, o Grêmio e o poderoso River Plate antes de bater facilmente o Barcelona-EQU na decisão. De quebra, o Vasco ainda levou o Estadual de 1998 com folga. E quase ganhou do Real Madrid em Tóquio, perdendo em um jogo duríssimo por 2×1.

Outro time brazuca a se dar bem no Centenário foi o Vitória. O time baiano, então com muito dinheiro, foi campeão estadual em 1999 e ainda levou a valorizada Copa do Nordeste, fazendo ótima campanha no Brasileirão e chegando as quartas-de-final.

No mundo, o Centenário com sucesso mais marcante foi o do Real Madrid, o time mais poderoso do mundo no ano de 2002. Com Zidane, Casillas, Figo, Ronaldo, Raúl, Roberto Carlos & Cia, o timaço espanhol perdeu miseravelmente a Copa del Rey para o Deportivo La Coruña.

Depois ficou em terceiro no Campeonato Espanhol (Valencia campeão) e só sobrou a Liga dos Campeões, justamente o mais difícil. Depois de eliminar o Barcelona (que não ganhou nada no Centenário em 1999 e aguardava ansiosamente por repetir a sina), “Los Merengues” venceram na finalíssima a zebra alemã Bayer Leverkusen (de Lúcio e Ballack) com um golaço antológico de Zinedine Zidane no palco de Saint Denis. CenteNADA? Só para os blaugranas de Barcelona

O Bayern de Munique também foi muito bem em seu Centenário: foi campeão da “Tríplice Coroa” nacional em 2000: do Campeonato Alemão, da Copa da Alemanha e da Copa da Liga Alemã.

Já o Liverpool levou a Copa da Inglaterra em 1992 (seu último título por quase uma década), enquanto a Internazionale de Milão levantou ano passado o `scudetto`, garantindo um raríssimo tricampeonato nacional.

EDITADO: O Martin e o grande amigo Fabrício lembraram bem: o Olímpia foi campeão da Libertadores no ano de seu Centenário, em 2002. E campeão paraguaio também!

Enfim, histórias. Quais serão os destinos de Internacional e Coritiba em 2009?

Dia 31 de dezembro voltamos a conver

Postado por Perin, que lembra do Vasco e do Real…