O que já se imaginava acabou realmente acontecendo: no Sul-Americano Sub-20, uma das vagas para a próxima fase foi decidida no sorteio! Quem se deu bem foi a Colômbia, que ficou em 3° lugar e à frente do Equador após ter empatado em todos os critérios possíveis!

Com o eliminado Peru perdendo todos os jogos, e ocorrendo empates em todas as partidas envolvendo Argentina, Venezuela, Equador e Colômbia, todos os times chegaram na última rodada com cinco ponto. E o que ocorreu?

Dois empates! A Argentina sofreu para empatar em 2×2 com o Equador. Os argentinso chegaram a estar perdendo, mas empataram nos 15 minutos finais e se classificaram antecipadamente.

Mais dramática foi a vaga da anfitriã Venezuela: um 1×1 obtido nos acréscimos do segundo tempo graças ao goleiro Romo, que pegou uma penalidade colombiana

O time da casa, que seria eliminado se tivesse tomado o gol, acabou em 1° lugar, seguido pela péssima equipe da Argentina e pela Colômbia, enquanto Equador e Peru estão fora.

OUTROS CASOS MARCANTES:

1954 – Eliminatórias da Copa do Mundo da Suíça – Turquia x Espanha – SORTEIO

Em Copas do Mundo, muitos sorteios: em 1954 a Turquia foi para a Copa do Mundo da Suíça após vencer a Espanha no sorteio! Depois de uma vitória para cada lado, e empate no jogo-extra em campo neutro, um sorteio na FIFA definiu a ida dos turcos para o Mundial. Luigi Franco Gemma, o menino italiano que tirou o nome da Turquia, foi levado como `mascote` da delegação durante o Mundial

1968 – Eurocopa – SEMIFINAL – Itália x União Soviética – SORTEIO

A mais importante decisão por sorteio foi as semifinais da Eurocopa de 1968, quando a Itália superou a União Soviética nas `papeletas`. A partir de 1970, a disputa de pênaltis (cruel, mas muito mais justo) começou a ser usada pela UEFA.

1970 – Copa do Mundo – SEMIFINAL – Itália x Alemanha Ocidental – QUASE SORTEIO

A histórica semifinal de 1970, entre alemães ocidentais e italianos (um 4×3 com direito a 3×2 em dupla virada na prorrogação) quase foi decidida no sorteio… Um gol italiano no finalzinho evitou um constrangimento. 

1976 – Eurocopa – FINAL – Tchecoslováquia x Alemanha Ocidental – 1º decisão por penais.

A UEFA adotou a disputa de pênaltis a partir de 1972, e já em 1976 tivemos o primeiro caso importante. Foi assim que a Eurocopa foi decidida entre Tchecoslováquia (de Antonin Panenka) e Alemanha Ocidental. Vitória dos tchecoeslovacos, com direito à inovadora e magistral cobrança do astro Antonin Panenka (vejam o vídeo no link acima).

1970 – COPA DO MUNDO – ELIMINATÓRIAS AFRICANAS – 1º FASE – Marrocos x Tunísia

Em 1970 coube a Marrocos representar o continente africano. Mas isto só ocorreu pois na primeira fase eliminou a Tunísia no sorteio.