Jogadores, Van Gaal e torcida do AZ Alkmaar: primeiro título em décadas/Montagem TI RBS

O Campeonato Holandês já acabou e com uma enorme surpresa. O AZ Alkmaar, treinado pelo polêmico Louis Van Gaal se sagrou campeão com três rodadas de antecedência. Antes do AZ, o último título sem representar o “Trio de Ferro” foi do hoje amador D.W.S (Door Wilskracht Sterk), em 1964.

Foi o primeiro título do time desde 1981, o único até então. Depois disto o futebol holandês foi amplamente dominado pelo PSV, de Eindhoven e com o suporte financeiro da gigante Phillips, o Ajax, de Amsterdã e o Feyenoord, este em menor escala. Foram 14 títulos do PSV, 10 do Ajax e 3 do Feyenoord. 
 
O time da industrial cidade ao norte da Holanda já havia batido na trave em 2007, quando chegou líder mas perdeu o título na última rodada ao ser derrotado pelo vice-lanterna e já rebaixado Excelsior Rotterdam, caindo para terceiro. Para completar o desastre, perdeu ainda nos pênaltis a vaga na Liga dos Campeões e também o título da Copa da Holanda neste mesmo ano.

No ano passado, foi muito mal e ficou em 11° lugar. Van Gaal pediu demissão, mas voltou atrás após pedidos dos jogadores, dirigentes e torcedores. 
E não é que deu certo? Depois de começar mal, o AZ ficou incríveis 28 partidas invicto, 11 delas sem tomar um único gol. De quebra, viu Ajax e PSV perderem pontos ridículos contra times pequenos. Tanto é que o vice-líder é o mais modesto ainda Twente, de Enschede.

Um prêmio para Van Gaal, que foi do céu no Ajax e início de Barcelona, ao inferno depois de ter comandado o fiasco holandês nas Eliminatórias de 2002. Ele começou a carreira de treinador justamente no AZ em 1986, antes de ser campeão europeu pelo Ajax em 1995.

Os anos ruins em Barcelona, na Holanda pareciam ter colocado a carreira de Van Gaal, de péssimo relacionamento com grandes astros, no ostracismo.

Mas ele conseguiu a redenção na pequena Alkmaar, no noroeste da Holanda.

Postado por Perin, saudando o futebol da querida Holanda