Beira-Rio é a alma dos grandes títulos colorados

Não perder nenhuma em casa. Para ser campeão brasileiro, permanecer invicto em casa é fundamental. O Internacional utilizou este lema para ser tricampeão brasileiro nos anos 70, objetivo que deseja repetir neste ano. O leitor sempre participativo Daniel Machado (to te devendo a do Del Piero, não esqueci), que mora na insuportavelmente calorenta Palmas-TO, mandou um levantamento curioso sobre as conquistas nacionais do Colorado .

Em seu blog “Golpe de Cabeça“, Daniel e o amigo Márcio fizeram um levantamento (cujo conteúdo completo pode ser lido aqui) mostrando que o colorado jamais perdeu um jogo no Beira-Rio nos anos que foi campeão brasileiro.

Eu avancei o estudo e percebi que em nenhuma das sete grandes conquistas que tiveram jogos em casa (excetuando-se, claro, o Mundial de Clubes no Japão), o Colorado foi derrotado no Beira-Rio.

É evidentemente que o Inter pode terminar o Brasileirão e a Copa do Brasil invicto em casa e perder os dois títulos. Assim como pode inclusive perder em casa e ser campeão das duas competições.

No Brasileirão é algo perfeitamente plausível: nenhum time terminou um campeonato de pontos corridos sem derrotas em seus domínios, sendo campeão ou não. Cruzeiro (perdeu uma em 2003 para o Juventude) e Grêmio (perdeu uma em 2008 para o Goiás).

O melhor desempenho do Inter foi justamente ano passado, quando perdeu apenas dois jogos no Beira-Rio (com os titulares para o Santos, e com os reservas para o Fluminense). Neste ano o Inter ainda não perdeu no Beira-Rio e já estamos em junho.

CONFIRAM OS NÚMEROS:

Campeonato Brasileiro (1975): 11 vitórias e 4 empates
Campeonato Brasileiro (1976): 12 vitórias
Campeonato Brasileiro (1979): 8 vitórias e 4 empates
Copa do Brasil (1992): 3 vitórias e 2 empates
Copa Libertadores da América (2006): 5 vitórias e 2 empates
Recopa Sul-Americana (2007): 1 vitória
Copa Sul-Americana (2008): 2 vitórias e 3 empates
Total: 43 vitórias e 15 empates

Postado por Perin, com dados do I.P.E.