Exatamente hoje, 16 de agosto de 2009, completam-se 67 anos do último jogo do F.C. Start na ocupada Ucrânia da Segunda Guerra Mundial. Esta equipe, formada por atletas de um memorável time do Dínamo de Kiev pré-guerra, venceu sucessivas equipes organizadas pelo exército nazista do III Reich.


Créditos:
1 – FC Start (esq) vs. Flakelf (dir), 09 de agosto de 1942 – Museu da Guerra Ucraniano, Kiev, Ucrânia
2 – FC Start na única foto conhecida com todos os jogadores identificados, 1942 – autor desconhecido – Domínio Público Ucraniano

Talvez um dos mais impressionantes capítulos de bravura do esporte mundial, ele fala de atletas que enfrentaram um poder político e militar superior defendendo ideais de toda uma nação contra o poderio do outrora poderoso III Reich.

De pessoas que não se intimidaram com ameaças de morte e jogaram até o fim. E que pagaram com a vida. Mas que levaram consigo a esperança de toda uma nação contra o opressor.

Este texto talvez tenha sido o mais difícil de escrever aqui no Almanaque Esportivo. Cruzei informações de diversas fontes diferentes, pedi até ajuda para traduzir textos em alemão. Existiam muitos erros em textos na internet, artigos contraditórios entre si ou com a história pouco aprofundada.

Espero que gostem, acho que vale a pena ver:

FC Start: o time que desafiou o Nazismo

FC Start: o time que venceu o nazismo