O leitor Pedro Henrique Vieira, xavante de Pelotas, enviou uma sugestão de pauta bem interessante e resolvi ir atrás. Ele indagou que patrocinadores mais apareceram nas grandes decisões do futebol brasileiro, ou seja, aqueles que mais tiveram exposição de mídia em finais.

Gostei da idéia e ampliei o leque. Escolhi as finais de Libertadores e Liga dos Campeões nos últimos cinco anos, considerando patrocinador master (o principal) e o de material esportivo.

Vamos aos números. De vinte possibilidades, a Adidas está em seis finalistas, mesmo número da Nike. A Nike é a líder com seis, seguido pela Adidas com cinco e a Reebok com quatro.

Já nos patrocinadores master nenhum tem mais que duas participações, o máximo que ocorreu foi o Banrisul aparecendo pela dupla Gre-Nal. O impacto de mídia é muito grande, especialmente em finais da Liga dos Campeões, que ficam quase um mês sendo incessantemente citadas nos espaços nobres da mídia esportiva.

Taça Libertadores da América

2005 – São Paulo x Atlético-PR – Topper vs. Umbro – LG vs. Kyocera
2006 – Internacional x São Paulo – Reebok vs. Reebok – Banrisul vs. LG
2007 – Boca Juniors x Grêmio – Nike vs. Puma – Megatone vs. Banrisul
2008 – L.D.U x Fluminense – Umbro vs. Adidas – Holcim vs. Unimed
2009 – Estudiantes x Cruzeiro – Topper vs. Reebok – RCA vs. vazio

Liga dos Campeões da Europa

2005 – Liverpool x Milan – Reebok vs. Adidas – Carlsberg vs. Opel(valeu a todos que me corrigiram nesta!)
2006 – Barcelona x Arsenal – Nike vs. Nike – Vazio vs. O2
2007 – Milan x Liverpool – Adidas vs. Adidas – Bwin vs. Carlsberg
2008 – Manchester United x Chelsea – Nike vs. Adidas – AIG vs. Samsung
2009 – Barcelona x Manchester United – Nike vs. Nike – UNICEF vs. AIG

Lembrem-se: enviem suas pautas, sempre estou aberto a sugestões!

Postado por Perin, com dados do I.P.E.