`Baby Schummi` só não fez o Grand CHELEM por causa do Webber!/Mark Baker, AP

Vamos agora à premiação especial do Almanaque Esportivo, GP do Japão. A corrida no desafiador circuito de Suzuka foi menos emocionante do que se esperava, muito graças às táticas de reabastecimento diferentes que deixam a prova previsível. Mantendo sempre Rubens Barrichello na `alça de mira`, o inglês Jenson Button está praticamente com o título mundial, faltando duas provas.


Porém…
Paira ainda a sombra de Sebastien Vettel, vencedor com sobras na pista japonesa. O GP do Brasil, próxima prova, é em uma pista muito parecida com Suzuka e a Brawn GP desandou. Nada impede que mais uma vez a RBR dispare e vença o GP, enquanto a Brawn fique patinando entre sétimo e oitavo como ocorreu nas últimas provas, exceção feita à Monza.

Se isto ocorrer mais uma vez, mesmo 16 pontos atrás, ainda restará esperança ao alemão. Lembremos de Kimi Raikkonen em 2007… Fernando Alonso e Lewis Hamilton com carros parecidos na McLaren, e acabou dando o finlandês pela Ferrari! Bom, vamos à premiação do Almanaque Esportivo!

Lista completa de prêmios aqui:
ALMANAQUE ESPORTIVO – PREMIAÇÕES ESPECIAIS F-1 2009

Troféu “Jim Clark” – Para Vettel, disparado o melhor da pista. Só não levou o `Grand Chelem` (pole, vitória, melhor volta, vitória ponta-a-ponta) porque o estraga-prazeres do Mark Webber fez a melhor volta na PENÚLTIMA VOLTA. Jim Clark fez isto oito vezes, Michael Schumacher e Alberto Ascari cinco. A última vez que ocorreu foi no GP da Hungria de 2004, com Schummi.

Troféu “Rouge & Blanc” – Complicado isto. Vou dar para o Heikki Kovalainen que foi o único que se esforçou em ultrapassagens, a despeito da bobagem com Sutil.

Troféu “Chris Amon” – Adrian Sutil, que faria pontos se não tivesse levado uma porrada. Troco do GP de Cingapura, hehe.

Troféu “Fiofó de Ouro” – Para Jaime Alguesuari, que bateu duas vezes com muita violência mas não se machucou. Troféu “Didi Mocó Prize For Technical Achievements” – Para Romain Grosjean, último em quase tudo no final de semana inteiro.

Troféu “Porquê Eu Não Fiquei Com Minha Boca Fechada” – Todo mundo bonzinho, de novo

Troféu “Dick Vigarista” – Para Kovalainen, que vingou Nick Heidfeld e fez Sutil rodar em uma tentativa desastrada de ultrapassagem.
IMPORTANTE:

HAT-TRICK
– Pole, vitória e melhor volta
GRAND CHELEM -Pole, vitória, melhor volta e liderança de todas as voltas