O golaço de Diego Souza na vitória de 3×1 do Palmeiras contra o Atlético-MG imediatamente me lembrou outro lance bem parecido, em gramados paulistas há 12 anos atrás. No jogo Santos 3×1 Bahia, pelo Brasileirão de 1997, o lateral-esquerdo Dutra aproveitou uma saída do goleiro camaronês William Andem e também chutou direto, sem chances de defesa. Vejam o vídeo no You Tube (não funciona a incorporação).

Já no domingo, Diego Souza aproveitou um carrinho do goleiro atleticano Fabián Carini, fora da área, e pegou a bola no meio-campo dando um petardo direto para o gol vazio. Vejam e comparem:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=UW4S51-02VU&w=425&h=344]

Os dois chutes foram do meio-campo, mas o de Diego Souza estava mais centralizado e o de Dutra mais distante. Em contrapartida, Dutra não pegou tão bonito na bola quanto o palmeirense, que acertou de ‘sem-pulo’.

Naquele ano o Santos fez bela campanha e foi para a fase final, enquanto o Bahia foi rebaixado. Aliás, mesmo destino de Dutra, rebaixado com o lanterna Sport na atual temporada. Já o Palmeiras está praticamente garantido na Libertadores 2010 e ainda tem chance de título, ainda que remotas,