O Grêmio pode se orgulhar do desempenho nas categorias de base na temporada 2009. Das nove competições estaduais, o Tricolor venceu três, contra quatro do Colorado. Pode não parecer muito, porém os títulos do Grêmio foram nos juvenis, infantis e mirins, enquanto o Inter venceu nos juniores e nas três categorias mais jovens, que são conquistas pouco significativas

Além disto, o Grêmio se sagrou bicampeão do Brasileirão Sub-20 e no último domingo venceu a Copa Votorantim, em Promissão-SP que é a principal competição nacional de futebol infantil. A evolução gremista pode ser vista na tabela abaixo. Reparem com 2005, quando o Internacional venceu todas as competições exceto os juniores e o fenômeno se manteve até o ano passado, quando ocorreu um empate.

Títulos das Categorias de Base da dupla entre 2005 e 2010

Ainda existe uma vantagem colorada, mas o processo de recuperação gremista nas categorias de base, que começou com Paulo Odone contratando o gerente executivo Rodrigo Caetano, seguiu adiante na gestão Duda Kroeff. No quesito “formação de atletas”, a dupla Gre-Nal segue mantendo a excelência, com suas características peculiares: o Grêmio formando defensores, e o Inter lançando atacantes.