Adversário do Grêmio na Copa do Brasil, o Santos impressiona o número de gols na temporada 2010. O time paulista já chegou aos 102 gols em 33 partidas, contando Campeonato Paulista e Copa do Brasil. A média é de 3,1 gols por partida.

O número impressiona e temos um comparativo fácil de se fazer: o Internacional, melhor ataque do Brasil, demorou 45 jogos para chegar ao mesmo número de gols, na derrota de 3×2 para o Atlético-PR. Muito mais tempo (julho) nas mesmas competições. A média de 2,26 gols por jogo, ainda assim bastante alta.

Ano passado, de acordo com a Assessoria de Imprensa do Internacional, o time de Porto Alegre foi o melhor ataque da temporada 2009. Não consegui (não tive tempo nem paciência de confirmar) algo tão abrangente assim, mas em comparação com os clubes brasileiros e das maiores ligas européias isto realmente era verdade. Escrevi sobre isto em dezembro. No total do ano, o Colorado fez 156 gols em 76 jogos, meta facilmente superável pelo Santos.

O Grêmio demorou ainda mais em 2009. O gol de número 102 só ocorreu na partida de número 55, contra o Náutico em Recife. O jogo foi em setembro. Porém o Grêmio jogou a Libertadores, competição muito mais difícil que a Copa do Brasil, e isto deve ser levado em consideração na análise.