O GP da Turquia, disputado no desafiador circuito de Kurtkoy, foi vencido por Lewis Hamilton, a primeira vitória da temporada. Porém, mais importante que isto, foi a derrota da Red Bull protagonizada (na minha humilde opinião) pelo alemão Sebastien Vettel. Em uma manobra desastrada, faltando apenas 18 voltas, Vettel bateu em seu companheiro Mark Webber e abandonou, jogando o australiano para um terceiro lugar.

A corrida caiu no colo das McLarens, com Hamilton liderando e Jenson Button em 2° lugar. Este tentou uma ultrapassagem espetacular e conseguiu, mas Hamilton ainda deu o troco nas curvas seguintes e recuperou a primeira colocação. Atrás deles, as Mercedes de Michael Schumacher e Nico Rosberg, já atrás do companheiro nas últimas provas.

Na corrida que completava 800 GP’s, a Ferrari foi um desastre. Felipe Massa fez mais uma corrida obscura e Fernando Alonso, que teve problemas nos treinos de novo, ficou logo atrás do brasileiro. De resto, nenhum brilho exceto o polonês Robert Kubica e o russo Vitaly Petrov, que teve o pneu furado por Alonso. Mas fica meu tributo para os 800 GP’s da Ferrari:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=LuNmGlOPEh0&w=480&h=385]

As Saubers finalmente terminaram a prova, e Kamui Kobayashi conseguiu os primeiros pontos na temporada. Azar de Jaime Alguesuari, que conseguiu errar na penúltima fora e jogar fora um nono lugar.

Vamos aos prêmios?

PREMIAÇÕES ESPECIAIS DO ALMANAQUE ESPORTIVO – F1-2010:

http://almanaqueesportivo.files.wordpress.com/2010/06/aut_vettel_get_30.jpgalmanaqueesportivo/2010/03/17/premiacoes-especiais-na-f-1-2010-do-almanaque-esportivo/

Troféu Jim Clark – Para o vencedor Hamilton por uma corrida soberba e que contou ainda com o habitual arrojo no troco sobre o atual campeão Button.

Troféu Chris Amon – Para  Webber, que nada fez e foi atingido pelo companheiro de equipe Vettel.

Troféu Didi Mocó Prize for Technical AchievementsEste vai para a patética corrida da Ferrari, quase apanhando das Renaults.

Troféu Fiofó de Ouro – Para Kobayashi, que perdeu a posição na antepenúltima volta mas viu Jaime Alguesuari errar e conquistar seus primeiros pontos na temporada.

Troféu Rouge & Blanc – Para Alonso, que mais uma vez lutou por ultrapassagens complicadas e se recuperou de uma má posição de largada.

Troféu Porquê Não Fiquei Com Minha Boca Fechada – Vettel, óbvio, ao chamar o companheiro de ”. Quem fez bobagem foi ele! Vettel chamando Webber de 'maluco'. Oi? - Getty Images

Troféu Dick Vigarista – Também para Vettel, pelo acidente. E amanhã a corridaça em Montreal, sempre um espetáculo e de volta à categoria depois de um ano sabático! A segunda melhor pista, só perdendo para Spa-Francorchamps!

VEJA TAMBÉM:

GP da TURQUIA: desta vez, não deu para o Massa http://almanaqueesportivo.files.wordpress.com/2010/06/aut_vettel_get_30.jpgalmanaqueesportivo/2009/09/28/gp-da-turquia-desta-vez-nao-deu-para-o-massa/

GP DA TURQUIA 2008 -A CRIAÇÃO DAS ‘PREMIAÇÕES ESPECIAIS’: http://almanaqueesportivo.files.wordpress.com/2010/06/aut_vettel_get_30.jpgalmanaqueesportivo/2008/05/12/didi-moco-prize-for-technical-achievements-cia/