Como sempre, o GP do Canadá foi sem dúvida a melhor prova do ano até o GP da Bélgica e isto sem chuva alguma. Vencida com maestria por Lewis Hamilton, a corrida no fantástico circuito de Montreal teve ultrapassagens da primeira até a última volta, acidentes, estratégias diferentes e, acima de tudo, brilho individual dos pilotos. Um brilhante retorno do ano sabático de um dos melhores circuitos do mundo.

Hamilton venceu escoltado por Jenson Button, que quase deu o troco do ocorrido no GP da Turquia. Atrás dele, Fernando Alonso que teve reais chances de vencer e somente um erro quase no final da prova custou o segundo lugar. Sebastien Vettel, de novo com problemas de confiabilidade, se segurou em quarto lugar, enquanto o ex-líder de pilotos, Mark Webber, em uma estratégia equivocada de boxes, ficou em quinto.

Felipe Massa bateu no início em Vitantonio Liuzzi, e caiu para último. Ele estava em décimo quando se estranhou com Michael Schumacher e ficou fora dos pontos pela primeira vez no ano. Outro destaque da prova foi o suíço Sebastien Buemi que conseguiu passar da primeira volta e fez uma ótima corrida.

Sebastien Buemi passando o heptacampeão mundial Michael Schumacher - Reprodução http://www.gpupdate.net

Já os outros brasileiros tiveram provas bem ruins: Bruno Senna quebrou quando ia bem, Lucas di Grassi teve problemas no carro e levou cinco voltas e Rubens Barrichello, além de largar mal ainda danificou o bico do carro em incidente não mostrado na TV com Jaime Alguesuari, fazendo mais uma parada. Ficou atrás inclusive do companheiro de equipe Nico Hulkenberg.

Vamos ao prêmios?

PREMIAÇÕES ESPECIAIS DO ALMANAQUE ESPORTIVO – F1-2010:

http://almanaqueesportivo.files.wordpress.com/2010/06/156492.jpgalmanaqueesportivo/2010/03/17/premiacoes-especiais-na-f-1-2010-do-almanaque-esportivo/

Troféu Jim Clark – De novo para Lewis Hamilton, corrida brilhante do inglês campeão de 2008. Tá muito forte na briga pelo título em sua ressurgente McLaren. Menção honrosa para a corrida de Buemi.

Troféu “Rouge & Blanc” – Para Vitantonio Liuzzi que caiu para penúltimo e ainda assim terminou em nono lugar. Belíssima prova.

Troféu “Chris Amon” – Para Vettel, que teve problemas nas últimas voltas mais uma vez. Seu companheiro não teve nada disto até agora em 2010. Deve ser castigo pela bobagem do GP na Turquia…

Troféu “Fiofó de Ouro” – Não consigo lembrar de nenhuma ‘sorte’ ao longo da prova inteira. Alguém?

Troféu “Didi Mocó Prize for Technical Achievements” – Para a patética corrida de toda a Williams, do início ao fim.

Troféu “Porquê Eu Não Fiquei Com Minha Boca Fechada” – Todo mundo comportado

Troféu “Dick Vigarista” – Para Vitaly Petrov, que tomou duas punições na prova.


VEJA TAMBÉM COMO FOI O GP DO CANADÁ EM 2008 (em 2009 não teve corrida)

GP do Canadá – A primeira vez de Robert Kubica aonde quase morreu