E o tênis mundial chegou a diversos novos recordes nesta quarta-feira. A partida entre Nicolas Mahut (FRA) e John Isner (EUA-23º cabeça-de-chave) em Wimbledon acaba de se tornar o mais longo jogo da história do tênis mundial. De quebra ainda bateu o recorde de segmento de partida mais longa disputada em um único dia, de número de games em uma partida e ainda de aces em um único jogo.

O jogo dura mais de dez horas, sendo iniciado ontem e encerrado no 4º set por falta de luminosidade. Recomeçou hoje e só no 5º set superou 118 games. E o mais importante: ele NÃO TERMINOU! De novo por falta de iluminação natural, o jogo será continuado amanhã. Ele está empatado em 59 a 59 games no 5ºset!Isner (EUA) vs. Mahut (FRA) - Jogo mais longo da história do tênis mundial em Wimbledon - Crédito: http://www.wikipedia.org

E como isto é essencial para um tenista vencer, normalmente os jogos de tênis são demorados em Wimbledon. A partida deve causar enorme discussão, pois os tenistas já estão reclamando há tempos da ausência de limites no 5º set em jogos de Grand Slam. Hoje todos os limites foram superados.

Isto tem uma explicação: em disputas na rapídissima grama ocorrem poucas quebras de saque. A chance do jogo se tornar uma monótona confirmação de serviços é real e ocorre frequentemente. A estranha recente mudança sobre o 5º set, acabando com o tie-breaker no mesmo, causa esta distorção.

A frase do técnico de Isner, Craig Boynton, resume tudo: “Se estiver 65×65 eu acho que vão decidir na moedinha…”

  • Primeiro set: Isner 6/4 Mahut – 32 minutos
  • Segundo set: Mahut 6/3 Isner – 29 minutos
  • Terceiro set: Isner 7/6 Mahut – 49 minutos
  • Quarto set: Mahut 7/6 Isner – 64 minutos
  • Quinto set: Mahut 59/59 Isner – 413 minutos – Total de 598 minutos

RECORDES SUPERADOS

Jogo mais longo da história do tênis – 9h58min (ainda em progresso) – Recorde anterior era de 6h33min, vitória de Fabrice Santoro sobre Arnaud Clement na 1º rodada de Roland Garros em 2004.

Maior número de games da história do tênis –  165 games (ainda em progresso) – Recorde anterior era de 112 games, quando Pancho Gonzales superou Charlie Pasarell na 1º rodada de Wimbledon em 1969. Neste em apenas um SET se superou a marca.

Maior sequência de partida da história do tênis – 7h04min disputados em 23/06 – Recorde anterior era de 6h33min no jogo completo entre Vicki Nelson-Dunbar e Jean Hepner, disputado em 1984 no Aberto dos EUA.

Maior número de aces em um único jogo – 94 aces de John Isner (ainda em andamento)  – Recorde anterior era do croata Ivo Karlovic com 78 aces em um jogo da Copa Davis de 2009.