Nesta sexta-feira, na derrota por 2×1 de virada para a Holanda, que tirou a Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 2010, vimos cinco titulares do time do Ajax de 2003 entre os 11 holandeses que começaram o jogo. E outro, van der Vaart, não jogou porque estava machucado. Me lembrei da primeira vez que meu nome saiu na Zero Hora…

Na época sugeri para uma coluna das sextas-feiras do Luiz Zini uma matéria sobre o time do Ajax sensação européia no 4-3-3 ofensivo daquela época. Naquele time alguns nomes se destacavam: Sneijder, Stekelenburg (que disputava posição com o romeno Lobont), Van der Vaart, de Jong, Heitinga (todos holandeses), Ibrahimovic (sueco), Chivu (romeno) e Grygera (tcheco). Eles jogavam com os experientes Gálasek e Sonck.

Para minha surpresa, minha sugestão foi escolhida e saiu a publicação disto na Zero Hora dia 09/05/2003. Vejam o recorte abaixo:

ZH 09/05/2003

Sete anos se passaram, alguns nomes não brilharam tanto quanto se esperava (um romeno Nicolae Mitea ficou pelo caminho, sumido na carreira), mas outros se tornaram estrelas internacionais. Ibrahimovic brilhou no próprio Ajax e no futebol italiano, Robben é o craque do vice-campeão europeu Bayern de Munique enquanto Sneijder é ídolo no campeão europeu, a Internazionale.

Faltou experiência na época, afinal o time conquistou apenas uma Copa da Holanda e outro Campeonato Nacional. Porém chegou nas quartas-de-final da Liga dos Campeões 2002/03, sendo eliminado pelo futuro campeão Milan com um gol de Inzaghi aos 44 do 2º tempo.

Hoje, Stekelenburg e principalmente Sneijder definiram a eliminação brasileira. Ruim para nós, mas a confirmação daquele time do Ajax de 2002/03…

Em 2005 escrevi sobre a renovação holandesa para uma lista de futebol:

—–Mensagem original—–
De: Alexandre Perin [mailto:[email protected]]
Enviada em: quinta-feira, 9 de junho de 2005 11:58
Para: [email protected]
Assunto: Holanda

Marco Van Basten, recuperando os dois anos perdidos com o idiota do Van Gaal, está fazendo um belo trabalho de renovação na Seleção Holandesa

O time está muito confiante, e como sempre, a Holanda mostra uma fortísima capacidade de renovação.Vários garotos estão se firmando no time, além dos que já são um pouco mais tarimbados e agora tem jogado mais constantemente (Van der Vaart, Sneijder)… Além dos calejados e qualificados Cocu, Van
Bommel, Van Nistelrooy e Van der Sar…

Agora tem mais: Robben, Van Persie, Kuyt (me parece um centroavante matador, já fez 2 gols nas Eliminatórias em 2 jogos), Maduro, de Jong, Vlaat, Ryan Babel,

Este time vai incomodar muito na Euro’2008 e na Copa de 2010... Só não sei como estará a zaga…

Alexandre Perin