CBF anunciou hoje o desmembramento da tabela do Campeonato Brasileiro 2010 entre as rodadas 20 e 29. Em março, ao anunciarem a tabela de jogos (parcial) do Brasileirão comentei sobre o equívoco da CBF com relação aos jogos da dupla Gre-Nal em Porto Alegre.

Minha opinião foi de que o Grêmio acabou bastante prejudicado por jogar praticamente todas as rodadas do meio de semana em casa. Foi um post bastante polêmico, vocês podem ver aqui:

Inter terá 18 jogos em casa nos finais de semana, enquanto o Grêmio apenas 8

O que teve de colorado me xingando foi brincadeira… Pior é que no texto eu citava que, em 2009, falei exatamente a mesma coisa mas sobre o Internacional, então prejudicado pela CBF. Naquela ocasião, foi a vez dos gremistas me xingarem… Haja paciência, hehehe.

Repito a minha solução de março, nada espetacular e sim ÓBVIO ULULANTE (valeu, Nélson): “Quantas rodadas serão no meio de semana? Nove?  Então faz assim: Grêmio joga seis vezes em casa, Inter joga três vezes (para ‘compensar’ 2009). No ano seguinte, equilibra: cinco para um, quatro para o outro. Na temporada posterior, inverte. Ou já define: metade mais um pra um, metade menos um pra outro. No ano seguinte, o inverso”

Para completar o ‘azar’ dos gremistas, nos poucos jogos no final de semana em casa (apenas três), choveu (Fluminense, ou estava muito frio (Goiás e Corinthians).

CONFIRAM OS NÚMEROS:

2009 (1º e 2º turno):

Inter no final de semana em casa: 12 jogos
Inter no meio de semana  em casa: 7 jogos

Grêmio no final de semana em casa: 16 jogos
Grêmio no meio de semana em casa: 3 jogos

2010 (1º turno definitivo e 2º turno até a 29º rodada):

Inter no final de semana em casa: 18 jogos
Inter no meio de semana  em casa: 1 jogo

Grêmio no final de semana em casa: 8 jogos
Grêmio no meio de semana em casa: 11 jogos


Resumo Geral – Comparativo 2009 vs. 2010

Inter – Seis jogos em casa a MAIS nos finais de semana
Grêmio – Oito jogos em casa a MENOS nos finais de semana