A temporada 2012 da Fórmula-1 começou de maneira arrasadora para as McLaren-Mercedes. Só não foi um passeio maior pela desastrada estratégia de pit-stops que tirou a dobradinha de Jenson Button e Lewis Hamilton, beneficiando o bicampeão Sebastien Vettel. O time de Woking dominou todos os treinos e a classificação, largando nas duas primeiras posições.

As corridas no Albert Park normalmente são divertidas. Esta foi em nível médio de animação, teve alguns bons momentos mas principalmente um domínio total da McLaren. Uma pena que a ótima corrida do Pastor Maldonado tenha terminado em um acidente, sozinho, na última volta.

E o Felipe Massa, hein? Que corrida horrorosa, desde os treinos, passando pela apática corrida e finalizando com um acidente facilmente evitável com Bruno Senna. Tá correndo sério risco de passar no Departamento Pessoal da Ferrari… E se não melhorar, ainda no meio da temporada.

Só não foi dobradinha porque um safety car beneficiou Vettel e tirou Hamilton do segundo lugar, que teve uma atuação bem apagada e só aproveitou os abandonos à sua frente.

McLarens sobraram na Austrália - Foto: Torsten Blackwood / AFP

PRÊMIOS GP DA AUSTRÁLIA 2012

  • Troféu “Jim Clark” – Sérgio Perez, que mostrou ousadia e regularidade saindo da 22º colocação para o 8º lugar. Foi superior inclusive ao inglês Jenson Button.
  • Troféu “Rouge & Blanc” Pastor Maldonado, que fez ótima corrida e lutou muito pelos pontos, mas bateu no finalzinho e ficou de fora dos dez primeiros.
  • Troféu “Chris Amon” – Jean-Eric Vergne, que fez boa corrida com a STR e chegaria em 9º lugar, mas perdeu duas posições com o acidente de Pastor Maldonado e terminou em 11º lugar.
  • Troféu “Fiofó de Ouro” – Justamente para o companheiro de Vergne, Daniel Ricciardo, que fez dois pontos na última volta e terminou em 9º lugar.
  • Troféu “Didi Mocó Prize For Technical Achievements” – Felipe Massa em um dos seus piores finais de semana da carreira. Fez tudo errado, completando com uma batida estúpida com o compatriota Bruno Senna.
  • Troféu “Porquê Eu Não Fiquei Com Minha Boca Fechada” – Todo mundo comportado.
  • Troféu “Dick Vigarista” – Pessoal andou comportado, os acidentes foram de corrida.

VEJA TAMBÉM