Depois de um exaustivo trabalho, apresento aos meus leitores as 25 MAIORES TRANSFERÊNCIAS DO FUTEBOL GAÚCHO EM TODOS OS TEMPOS. Todos os valores de época foram corrigidos pelo índice do IPC-A, do IBGE.  São 13 colorados e 12 gremistas ao longo de 32 anos de levantamento. O último a entrar na lista foi o lateral-direito Mário Fernandes, vendido por excelentes 15 milhões de euros para o CSKA Moscou-RUS na última semana.

Meu critério de “corte” foram vendas que, com seus números corrigidos, superaram 10 milhões de reais. Curiosamente, o número de 25 coincidiu com este critério, e a lista começa com a mais antiga de todas. Falcão foi vendido para a Roma por módicos US$ 1,7 milhões, ou algo em torno de 94 milhões de cruzeiros.

Nos 10 primeiros, empate: 5 colorados e 5 gremistas. Os quatro primeiros são colorados: Alexandre Pato, Fábio Rochemback, Nilmar e Lúcio, com Scheidt completando a lista. Se Rochemback e Scheidt estão fácil na lista de piores contratações européias de todos os tempos, os outros tiveram períodos de grande sucesso, sobretudo Lúcio, uma lenda no futebol europeu e mundial.

Dos 13 colorados, todos foram formados no Beira-Rio à exceção de Giuliano, que jogou profissionalmente no Paraná. Já no caso do Grêmio, são 2 que jogaram fora profissionalmente de maneira regular: Paulo Nunes (Flamengo) e Réver (Paulista-SP).

OBS: CLIQUEM NA IMAGEM PARA VER EM TAMANHO COMPLETO

As 25 maiores transferências do RS em todos os tempos - Arquivo Pessoal/clique para ampliar

POR POSIÇÃO

  • Goleiros (1); Laterais (1); Zagueiros (4); Volantes (5); Meias (6); Atacantes (8)

POR DESTINO

  • Alemanha, Espanha e Portugal (4); França e Ucrânia (3); Rússia, Inglaterra e Itália (2) ; Escócia (1)

VEJA TAMBÉM