Rashid Yekini, autor do primeiro gol da Nigéria na história das Copas do Mundo, morreu hoje na cidade de Iraa aos 48 anos. Ele sofria de uma doença rara não-informada e estava recluso há alguns anos, desde que encerrou sua carreira em 2005. Yekini foi protagonista de uma das cenas mais belas do Mundial dos Estados Unidos: ao marcar, chorou copiosamente agarrado às redes.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Omu3pUK3R1I&w=420&h=315]

Yekini surgiu com brilho no modesto Vitória de Setúbal, mas não teve um grande sucesso em sua carreira de clubes, à exceção da temporada 1993-94, quando foi o melhor jogador africano (o primeiro em seu país), e artilheiro do Campeonato Português.

Porém sua história se confunde com o futebol da Seleção Nigeriana, aonde fez 38 gosl em 58 jogos, o maior artilheiro de todos os tempos. Em sua primeira Copa do Mundo, em 1994 nos Estados Unidos, o time foi bem e passou para a segunda fase, mesmo caindo em um grupo difícil com a magnífica Argentina de Maradona, a forte Bulgária de Stoichkov e a também novata Grécia.

Na ocasião com 31 anos, Yekini vivia seu auge e recebeu um lindo cruzamento de Finidi George (ídolo no Ajax), para apenas escorar e marcar.

Rashid Yekini - autor do 1º gol da Nigéria - Reprodução site FIFA

E entrar para a história…

Yekini, Rashid – 1963-2012