A venda de Oscar pelo valor de 25 milhões de euros do Internacional para o Chelsea foi expressiva, mas não foi recorde. Pelo valor divulgado nesta tarde na imprensa brasileira, o jogador renderá 62,1 milhões de reais, divididos em partes iguais por Internacional e o próprio atleta. Será a 3º maior transferência de todos os tempos no futebol do Rio Grande do Sul, já com valores corrigidos.

Oscar é a 3º maior transferência da história - Foto: Ricardo Duarte/RBS

Meu critério de “corte” foram vendas que, com seus números corrigidos, superaram 10 milhões de reais. A lista começa com a mais antiga de todas. Falcão foi vendido para a Roma por módicos US$ 1,7 milhões, ou algo em torno de 91 milhões de cruzeiros da época.Todos os valores de época foram atualizados pelo índice do IPC-A, do IBGE.

Antes de Oscar, outro a entrar no rol das grandes negociações da história em 2012 foi o lateral-direito Mário Fernandes, negociado para o CSKA Moscou em maio. São 16 colorados e 12 gremistas ao longo de 32 anos de levantamento.

Nos 10 primeiros: 4 gremistas e seis colorados, incluindo os cinco primeiros: Alexandre Pato, Fábio Rochemback, Oscar, Nilmar e Lúcio. Se Rochemback e Scheidt estão fácil na lista de piores contratações européias de todos os tempos, os outros tiveram períodos de grande sucesso, sobretudo Lúcio, uma lenda no futebol europeu e mundial.

Dos 16 colorados, todos foram formados no Beira-Rio à exceção de Giuliano (que jogou profissionalmente no Paraná), e Oscar (formado no São Paulo). Já no caso do Grêmio, são 2 que jogaram fora profissionalmente de maneira regular: Paulo Nunes (Flamengo) e Réver (Paulista-SP).

OBS: CLIQUEM NA IMAGEM PARA VER EM TAMANHO COMPLETO

Maiores Transferências do Futebol do RS - Corrigidas pela inflação! - Arquivo Pessoal

POR POSIÇÃO

  • Goleiros (1); Laterais (1); Zagueiros (4); Volantes (5); Meias (9); Atacantes (8)

POR DESTINO

  • Alemanha, Espanha, Portugal e Rússia (4); França, Inglaterra e Ucrânia (3); Itália (2) ; Escócia (1)

VEJA TAMBÉM