Já imaginaram um jogo de basquete com um dia de duração? Pois neste final de semana, mos dias 18 e 19 de agosto acontecerá o jogo de basquete do ano em Osório, litoral norte do Estado. Chamado de “Desafio de Basquete: 24 HORAS”, a partida vai movimentar a comunidade esportista do Estado!

Desafio de Basquete - 24 horas - Foto: Divulgação

O evento consiste num jogo de basquete, com suas regras usuais, mas que durará 24 horas seguidas, onde 400 atletas se revezarão para que o jogo nunca pare. O “Desafio de Basquete: 24 HORAS” inicia às 16h do dia 18 e acaba às 16h do dia 19, sempre no ginásio A do Centro Olímpico David José Fleck. Os participantes podem se inscrever como equipe ou se inscrever individualmente. Todos os inscritos recebem uma camiseta do evento e uma medalha de participação. Terá a participação desde pessoas que nunca praticaram o esporte até ex-atletas profissionais, como Cruxen (campeão brasileiro pela Pitt/Corinthians em 1994), Pitu e os jogadores da ABPA(Associação do Basquete de Porto Alegre), além da participação do DJ Ro, com muita música nas 24 horas de evento.

Até hoje a maratona mais longa de um jogo de basquete ocorreu na Hungria, quando membros do “György Boronkay Technical and Grammar School” da cidade de Vác, jogaram por 107 horas consecutivas. A partida, disputada entre 1 e 5 de Julho de 2010, terminou em 9.900 x 8.169 e durou 25 horas a mais que o recorde anterior, que era desta mesma entidade escolar.

Pretende-se, através do evento, dar maior visibilidade ao Basquete e aos esportes em si, motivando as pessoas da comunidade envolvida para a sua prática e estimulando novos praticantes. Além de esportivo, o evento terá um cunho social onde, na sua inscrição, os participantes doarão dois quilos de alimentos ou duas peças de roupas, que serão entregues em ação paralela, sendo beneficiada assim a comunidade carente vizinha ao Centro Olímpico do Bairro Medianeira.

O “Desafio de Basquete: 24 HORAS” tem como objetivo servir como um grande instrumento de propulsão e ascensão do basquetebol, fazendo-o ocupar o seu verdadeiro lugar na mente e nos corações dos gaúchos. Objetiva também promover a inclusão e igualdade social, enfatizando a democratização da prática esportiva, além de unir todos num jogo super desafiador e emocionante com muitas brincadeiras e sorteio de brindes.
Lembrando que, para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, Osório está selecionada como Centro de Treinamento para seleções de basquete, o que vai alavancar ainda mais o esporte na cidade.
O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Osório, Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Corsan e Governo do Estado do RS.

Desafio de Basquete - 24 horas - Foto: Divulgação