O jovem atacante Romain Alessandrini marcou um golaço de calcanhar na vitória de 3×2 do Rennes sobre o Nancy, em jogo válido ontem pela Copa da Liga Francesa.  O Nancy vencia por 1×0, quando o meia francês fez isto (no vídeo, 36 segundos):

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ugmDIwHdzsY&w=560&h=315]

Imediatamente minha memória lembrou de um histórico gol do argelino Madjer, marcado na final da então Copa dos Campeões da Europa entre Porto e Bayern de Munique, ano de 1987 no Praterstadion em uma Viena lotada de alemães. O Porto perdia por 1×0, gol de Ludwig Kögl aos 24 minutos do primeiro tempo, e jogava muito mal nos minutos iniciais.

No intervalo, uma famosa intervenção do técnico Artur Jorge mudou os ânimos portistas, que entraram no segundo tempo jogando para cima, buscando uma reação. Então o talento do argelino Rabah Madjer, um dos maiores de sua época, decidiu o jogo:  primeiro marcou um golaço de calcanhar (bem parecido com o gol acima de Alessandrini) aos 32  minutos do 2º tempo. Dois minutos depois, fez uma jogadaça pela esquerda e cruzou para o brasileiro Juari virar! Porto campeão europeu pela primeira vez!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=UcfUKaTTepo&w=420&h=315]

O leitor Adriano Fuchs enviou o vídeo do gol de Márcio Hahn no empate de 2×2 entre o seu Caxias e o Joinville, pela Série C 2012. Eu achei meio sem querer, maaaaas realmente foi bonito:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ZfjZhpD2xNM&w=420&h=315]