Imaginem um livro no qual, para cada dia do ano, os principais fatos daquela data vinculados ao seu clube do coração. Pois bem, os autores Fernando Leite e Vicente Fonseca fizeram um levantamento ao longo dos mais de 100 anos de história do Grêmio Foot-Ball Portoalegrense e lançam hoje o livro “Grêmio hoje e sempre – A História Tricolor em cada dia do ano”.

O livro conta com depoimentos exclusivos de grandes personagens da história gremista: Hugo de León, Baltazar, Roger, Valdir Espinosa, Dinho, Hélio Dourado, Jorge Veras, Galatto, Cacalo, Milton Kuelle, Cardoso e Paulo Paixão.

Grêmio - Hoje e Sempre - Foto: Divulgação

Grêmio - Hoje e Sempre - Foto: Divulgação

Ilustrado, Grêmio hoje e sempre será lançado pela Dublinense no dia 25 de outubro de 2012 (quinta-feira), a partir das 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre.

O livro conta com depoimentos exclusivos de grandes personagens da história gremista: Hugo de León, Baltazar, Roger, Valdir Espinosa, Dinho, Hélio Dourado, Jorge Veras, Galatto, Cacalo, Milton Kuelle, Cardoso e Paulo Paixão.

Grêmio hoje e sempre é a primeira de uma série de publicações da Coleção Impedimento, que irá apostar em títulos ligados ao esporte e com curadoria compartilhada entre a editora Dublinense e o site de futebol Impedimento (impedimento.org), que é reconhecido como o maior especialista em futebol sul-americano da internet brasileira.

Sobre os autores:

Fernando Leite nasceu em Porto Alegre um dia depois do Grêmio vencer o Bayern de Munique-ALE com um gol do Bonamigo. Formado em publicidade, trabalha como designer em projetos digitais. É o criador do site Grêmio Hoje (gremiohoje.com.br), que deu origem a este livro. Sua primeira lembrança clara do Olímpico é a goleada de 6 a 1 em cima do Flamengo, pela semifinal da Copa do Brasil de 1989.

Vicente Fonseca, jornalista, mestre em comunicação pela UFRGS, é diretor da Carta na Manga Comunicação e atua como freelancer. É correspondente da Gazeta Esportiva no RS e autor do blog de jornalismo esportivo Carta na Manga desde 2006. Nasceu em Porto Alegre, em 1983, ano dos maiores títulos da história do Grêmio. É gremista desde que se conhece por gente, mas passou a acompanhar o Tricolor, de fato, a partir dos sete anos de idade.

A editora – A Dublinense foi criada em 2009 com o objetivo de formar um catálogo eclético. Isso significa receber os jovens e criativos autores, mas também os escritores maduros e já consagrados. Os valores que norteiam a editora são o apuro com a palavra e o cuidado gráfico. A linha editorial da Dublinense está direcionada principalmente para os gêneros tradicionais da literatura de ficção, mas compreende também livros de negócios, ensaios, relatos e esportes. Seus sócios e idealizadores são Gustavo Faraon e Rodrigo Rosp.