O craque italiano Francesco Totti foi o grande protagonista na vitória de 2×0 da Roma sobre o Parma neste domingo pelo Campeonato Italiano. “Il Capitano”, maior jogador da história da Roma, fez uma jogada de cinema no primeiro tempo e ainda marcou, já na etapa complementar, o segundo gol da partida.

Francesco Totti em 2008 comemorando um gol - Foto: Maurizio Brambatti, EFE

Primeiro o lance de pura categoria, usando uma de suas especialidades: o calcanhar. Armando um contra-ataque, Totti fez simplesmente isto:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=k6pzoBAjtbQ&w=520&h=315]

Há alguns anos, em um treinamento, de brincadeira, Totti fez este ‘gol’ em uma cobrança de pênalti:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=kYVqd_77ulg&w=520&h=315]

Mais do que isto, com o tento assinalado, Totti chegou aos 226 e se tornou o segundo maior artilheiro da história da Série A, atrás apenas da lenda Silvio Piola, que marcou 274 gols nos anos 30 e 40. O falecido sueco Gunnar Nordahl, que jogou também na Roma e ainda no Milan nos anos 50, estava empatado com ele até este gol:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=7C0ih-KuSXc&w=520&h=315]

Totti só jogou pela Roma desde que estreou no futebol em 1993, são 20 temporadas. É o jogador que mais atuou pela Roma (668 jogos), maior número de gols (281), capitão do time há quase 15 anos e jogador da Roma que mais foi convocado para a Seleção Italiana. Preciso dizer mais alguma coisa?

Il Capitano!