Hoje teremos a apresentação oficial de Leandro Damião no Santos, vendido pelo Internacional neste mês de janeiro por 42 milhões de reais. Mas e ao longo da história? Quais foram os jogadores mais caros da história do futebol gaúcho. Importante também ressaltar que a venda de Damião é a primeira que entra na lista dentro do mercado doméstico. É ainda a mais alta transação envolvendo clubes brasileiros, superando a venda de Montillo do Cruzeiro para o Santos no início do ano passado.

Leandro Damião é 9 º mais caro da história

Leandro Damião é 9 º mais caro da história

Com exclusividade, o Almanaque Esportivo está publicando agora as maiores transferências da história do futebol gaúcho. E de brinde, os números corrigidos pela inflação ao longo dos anos, o que facilita a análise de como os valores mudaram ao longo da história. Os valores foram corrigidos por um índice único, o IPC-A, do IBGE.   CLIQUEM NA IMAGEM PARA VER EM TAMANHO COMPLETO!

Valores corrigidos pela inflação

Valores corrigidos pela inflação

Damião ficou atrás de outras seis vendas coloradas e duas gremistas: Alexandre Pato, Fábio Rochemback, Oscar, Eduardo Costa, Nilmar, Lúcio, Fred e Scheidt. Em valores absolutos é a quinta venda mais cara (a maior é de Oscar em 2013), e em valores que sobraram para os cofres dos clubes (sem empresários, intermediários, etc), é a 12º. OBS: CLIQUEM NA IMAGEM PARA VER EM TAMANHO COMPLETO!

Valores absolutos - Sem correção

Valores absolutos – Sem correção

A correção pela inflação ajuda muito a perceber os valores insanos que foram pagos por jogadores como Fábio Rochemback (3º), Eduardo Costa (4º) e Scheidt (8º), enquanto jogadores talentosos como Émerson (23º), Arílson (31º) e mesmo o 35º da lista, Falcão (que aliás, é usado como referência para entrada nesta lista).

POR POSIÇÃO

  • Goleiros (1); Laterais (2); Zagueiros (4); Volantes (5); Meias (9); Atacantes (9)

POR DESTINO

  • Alemanha, Espanha, Portugal e Rússia (4); França, Inglaterra e Ucrânia (3); Itália (2) ; Brasil, Escócia  e Turquia (1)

VEJA TAMBÉM