Barcos e Rafael Moura deram show no último domingo e agitaram o clássico 400 da história dos Gre-Nais marcando os três gols do jogo, mas e nos últimos dez anos? O Blog do Bola mostra, com exclusividade, a lista completa de artilheiros dos Gre-Nais disputados desde a temporada 2004. 

Como era de se esperar, D’Alessandro  é o recordistas neste período com sete gols. Ele está próximo de Índio, Leandro Damião e Nilmar, que tem seis gols marcados, seguido por Fernandão com quatro e Andrezinho com três. No total, 27 jogadores marcaram 60 gols nos últimos 10 anos de clássico Gre-Nal pelo lado colorado. 

No Grêmio, Barcos e Júnior Viçosa são os artilheiros Gre-Nal da última década.  Uma coisa que me chamou a atenção é o fato de mais jogadores do Grêmio terem feito gols em clássico, mesmo que em uma quantidade bem menor que o total de gols colorados, um total de 36 por 47 gols marcados (um deles foi contra, de Jackson ano passado pelo Brasileirão). 

Outra curiosidade ocorre com Rodrigo e Christian, que fizeram gols pelo Grêmio mas jogaram no Inter. Do lado colorado, isso ocorreu com Bolívar e Edinho, que jogaram no Grêmio. Atualmente, Dida (que não deve fazer gol) e Edinho são jogadores que “viraram a casaca” nos dois clubes. 

 

Artilharia em Gre-Nais desde 2004

Artilharia em Gre-Nais desde 2004

OBS: Bolívar na verdade tem 1 gol em clássico e Fernandão tem 4. O Almanaque aqui sempre confunde a autoria do gol da final do Gauchão de 2006, que foi um passe do Bolívar para o Fernandão, e não o inverso como anteriormente divulgado. A imagem acima foi corrigida.