Hoje o assunto é triste. O pior final de semana da história da Fórmula-1, na pior temporada de todos os tempos começava há exatos 20 anos, no dia 29 de abril. Nesta data, Rubens Barrichello sofria o acidente mais sério de sua carreira em sua segunda temporada. Eles seriam seguidos por outros quatro acidentes graves, que causaram duas mortes, do estreante austríaco Roland Ratzenberger e do ícone brasileiro, tricampeão mundial, Ayrton Senna. O GP de San Marino de 1994 é, pelo conjunto da obra, o momento mais marcante dos mais de 60 anos da Fórmula-1.

Os motivos foram claros: mudanças no regulamento causavam instabilidades nos carros. A então confiável e imbatível Williams sofria de equilíbrio sem a suspensão ativa e o controle de tração. As equipes menores tinham carros instáveis e os problemas começaram a surgir. Pistas, sobretudo na Europa, antigas e arcaicas, sem dinheiro para investimento e sem exigências maiores de segurança da FIA.

Isto culminaria em uma temporada trágica, que mudou para sempre o automobilismo mundial. Um resultado desastroso de duas mortes (Ayrton Senna e Roland Ratzenberger), dois acidentes que acabaram com as carreiras (J.J. Letho e Karl Wendlinger) e muitos acidentes graves.

Cronologia de uma temporada a esquecer:

1º) Treinos de pré-temporada: o finlandês Jyrik JärviLetho, da Bennetton, sofre sério acidente e fica com sequelas na coluna. Correria meia dúzia de provas alternadas e seria substituído pelo estreante Jos Verstappen. Informações não-confirmadas apontam para quebra na barra de direção da Benetton.

2º) GP do Brasil: acidente envolvendo 4 pilotos: Eddie Irvine, Verstappen, Erik Comas e Martin Brundle. Neste caso, a culpa foi do piloto norte-irlandês, suspenso por 4 corridas.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=MkXBudzB45g]

3º) O fatídico domingo de Ímola:

a) Na sexta-feira, Rubens Barrichello sofre sério acidente e escapa da morte. Foi o acidente com um brasileiro mais grave desde o de Nelson Piquet na mesma Ímola (e na fatídica Tamburello) em 1987):

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=VxOk1R2A6RQ]

b) No sábado, a asa dianteira do Simtek do austríaco Roland Ratzenberger se solta e ele bate a 300km/h, quebrando o pescoço e morrendo instantaneamente (a despeito do absurdo da FIA afirmar que ele morreu no hospital, sendo o 1º ser humano da história da humanidade a morrer de quebra do pescoço 40 minutos depois do incidente). Vejam a reação de Senna após a batida:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=xO73ECZb7ik]

c) Na largada, J.J. Letho deixa o motor morrer e o português Pedro Lamy bate violentamente. Destroços do carro acertam 4 espectadores, que são igualmente conduzidos ao hospital Maggiore em Bolonha. Letho sente de novo a lesão antiga e nunca mais consegue correr um F-1 competitivamente.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=29vD-rM5wvo]

d) Ayrton Senna da Silva morre após quebra da barra de direção de sua Williams na curva Tamburello, liderando o GP em sua 8º volta.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=PMNnDiVohn0]

e) Durante a corrida, o piloto italiano Michele Alboreto perde uma roda da Minardi na saída dos boxes, acertando um mecânico e fechando o pior final de semana de todos os tempos.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=-985kn-TW7o]

4º) Em Monaco, o austríaco Karl Wendlinger perde o controle da Sauber na saída do Túnel e bate violentamente, ficando duas semanas em coma. Nunca mais correu competitivamente na Fórmula-1:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=e6MAzJLMNaM]

5º) Em Barcelona, o italiano Andrea Montermini (que havia substituído o finado Razemberger) bate forte na entrada da reta, quebrando o pé.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Xumw9c5j-3A]

6º)Em treino fechado em Silverstone o português Pedro Lamy perde o controle do carro e sofre sério acidente. Quebra as duas pernas.

7º) Em Hockenheim, primeiro Mika Hakkinen faz uma barbeiragem e lá atrás outra, no total saem 11 carros da prova:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=JJpkESuVxFw]

Depois, Jos Verstappen vê seu Bennetton pegar fogo em uma famosa cena de pânico nos boxes.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=JCykFawdq40]

8º) Em Suzuka, em um dilúvio, a Mclaren de Brundle bate violentamente, ferindo um fiscal de pista com gravidade. Segue o circo.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=xd-nSWjdpHI]

9º) Fechando um ano `fantástico`, de erros da FIA em punições absurdas de Michael Schumacher, de falcatruas da Benetton (controle de tração disfarçado, sem filtro na bomba de combustível para acelerar reabastecimentos), temos a decisão no GP da Austrália. Em Adelaide, que Schumacher bateu sozinho e na volta à pista tirou Damon Hill da prova, conquistando vergonhosamente o título mundial.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=uV4FFTHjS0c]

Essa foi a temporada de 1994. Talvez por causa dela e de suas consequências, ninguém mais tenha morrido em um carro de Fórmula-1 em uma corrida nos últimos vinte anos.

Mas o preço a pagar foi alto demais.
Especialmente para Senna e Ratzenberger.

Senna estava com uma bandeira austríaca para homenagear Ratzenberger se ganhasse o GP de San Marino...

Senna estava com uma bandeira austríaca para homenagear Ratzenberger se ganhasse o GP de San Marino…