A Alemanha é campeã mundial de futebol, líder na Fórmula-1, na economia européia e... líder de média de público no futebol! Mostrando mais uma vez a força e organização daquela sociedade, os alemães mantém a liderança no ranking de presença de torcedores nos estádios de futebol do mundo, com 43 mil espectadores por jogo de média. O levantamento é da Pluri Consultoria, divulgado nesta terça-feira.

Arena AufSchalke lotada: realidade alemã

Arena AufSchalke lotada: realidade alemã

Isto indica um crescimento de 1% em relação ao ano anterior, no qual os alemães já lideravam o ranking. Com uma taxa de ocupação de 98%, indica apenas uma variação normal de acordo com o tamanho dos estádios dos times promovidos/rebaixados. Preços convidativos, presença marcante de mulheres e famílias são a tônica de uma das Ligas de maior sucesso no futebol mundial.

Ingleses continuam em segundo lugar com 36 mil e uma taxa parecida de presença de público, enquanto os espanhóis demonstram uma boa queda nos números, caindo 6% em relação ao ano anterior.

O futebol brasileiro segue na vergonhosa 15º posição, atrás do Campeonato Argentino, dos estádios diminutos da Holanda, da MLS dos EUA e da Super League chinesa, sem contar segunda divisão alemã e inglesa. Estamos sendo seguidos de perto pela A-League, da Austrália. É necessário uma reflexão profunda dos dirigentes e administradores de nossas arenas.

Maracanã vazio... realidade no futebol brasileiro

Maracanã vazio… realidade no futebol brasileiro

É verdade que alguns clubes não puderam atuar em seus estádios, como Internacional, Atlético-PR e Corinthians, mas ainda  números muito baixos. Preços absurdos, fora da realidade brasileira, são apontados como os principais responsáveis pela baixa taxa de ocupação de 38%.

As maiores médias de público do planeta

As maiores médias de público do planeta