Sem tomar gols há mais de 10 horas, o goleiro gremista Marcelo Grohe já é recordista? Como é feita a contagem dos minutos sem levar gols? Quem são os recordistas da história?

Como especialista em estatísticas do esporte, preciso esclarecer estas informações, pois muita gente está com as informações equivocadas a respeito do recorde de Marcelo Grohe.

Mas antes de nada é importante destacar: são duas contagens recordes do arqueiro tricolor. Uma pelo Brasileirão (ítem 3 abaixo) e outra contabilizando todas as competições (ítem 1 da lista abaixo).

1º) O recorde de Marcelo Grohe é de 766 minutos sem tomar gols em todas as competições. Isso conta desde o gol do Robinho aos 44 do 1º tempo no jogo da Copa do Brasil no jogo Grêmio 0x2 Santos.

2º) Não se conta acréscimos nestas estatísticas – A FIFA não conta os acréscimos pois eles são reposição de tempo perdido durante o jogo e isso significaria uma contagem dupla. Este equívoco tem se repetido nas análises pelo país. 

3º) O recorde sem tomar gols no Brasileirão é 749 minutos, também sem contar acréscimos. Isso conta desde o gol do Guerreiro no 2×1 contra o Corinthiansaos 16 minutos do segundo tempo.

4º) Ele ainda não passou a marca de Renan, que ficou 770 minutos sem levar gols em 2006 apenas pelo Brasileirão (foram 8 jogos completos mais 50 minutos no jogo Paraná 1×0 Internacional)

5º) Na história do Grêmio, o recorde é de Émerson Leão em 1981… 940 minutos consecutivos sem levar gols. Fonte: Fábio Mundstock e Luiz Pissutti em: http://aovivo.ducker.com.br/2014/09/23/a-invencibilidade-de-grohe-no-gol-do-gremio-ainda-nao-e-recorde/

Considerando-se estes fatos supracitados, os recordes de Grohe são impressionantes:

6º) Os 766 minutos já o colocam como 24º da HISTÓRIA do futebol mundial.

7º) Do futebol brasileiro, os 766 minutos globais já são o 15º da história do país.

8º) Apenas os 749 minutos do Brasileirão, já deixa Grohe em 9º na história da competição.

9º) Se não levar gols contra o São Paulo no sábado, Grohe chegará ao 5º lugar na história do Brasileirão,

ByufXjbIcAAULWK
Por exemplo, esta matéria da ESPN está equivocada: http://espn.uol.com.br/noticia/443434_ha-13-horas-invicto-marcelo-grohe-quebra-mais-um-recorde-historico. Cita o recorde do Renan com o do Grohe contabilizando os minutos de acréscimos (que não entraram na conta de Renan) e que não são contabilizados neste tipo de estatísticas.
LEITURA COMPLEMENTAR