A histórica goleada de 7×0 do Shakthar Donetsk sobre o BATE Borisov na rodada desta terça-feira da Liga dos Campeões da Europa se tornou especial para um brasileiro com história no futebol gaúcho, em um jogo repleto de recordes. Luiz Adriano, campeão mundial pelo Internacional em 2006 e vendido um mês depois para o Shakthar Donetsk já é um dos maiores jogadores do clube ucraniano em todos os tempos.

O 7×0 foi obtido ainda no primeiro tempo com em 6×0, com quatro gols do centroavante colorado, outro de Alex Teixeira (ex-Vasco da Gama) e um de Douglas Costa (ex-Grêmio).

O terceiro de Luiz Adriano (o 5º do jogo) foi especial: ele chegou aos 115 gols e superou o ucraniano Andriy Vorobei como maior artilheiro da história do clube. Com os outros dois marcados posteriormente, está com 117 gols em oito anos.

Luiz Adriano dá show em Borisov e faz 5 gols

Luiz Adriano dá show em Borisov e faz 5 gols

Em uma só partida ele alcançou muitos recordes e entrou para a história da Liga dos Campeões e também do time ucraniano, que tem jogado em Kiev por causa dos conflitos com a Rússia.

  1. Igualou-se a Lionel Messi, se tornando o segundo jogador a fazer cinco gols em um só jogo da Liga dos Campeões (disputada desde 1992/93). Messi fez cinco na vitória de 7×1 sobre o Bayer Leverkusen nas oitavas-de-final da Liga 2011/12. Outros 10 jogadores fizeram 5 gols em jogos da antiga Copa dos Campeões e mais dois nas fases qualificatórias da Liga dos Campeões, que não são consideradas para as estatísticas.
  2. Único jogador a fazer 4 gols no 1º tempo na era moderna.
  3. Jogador mais rápido a fazer 4 gols (16 minutos de intervalo entre o primeiro e o último gol no 1º tempo)
  4. Primeiro jogador brasileiro a fazer 5 gols na era moderna da Liga: o brazuca José Altafini fez cinco na vitória de 8×0 do Milan sobre o Union Luxembourg em 1962/63
  5. Se tornou o maior artilheiro da história do Shakthar Donetsk, com 117 gols em partidas oficiais.
  6. Finalizando, o time de Donetsk se tornou o primeiro a fazer seis gols ainda no primeiro tempo.

http://youtu.be/T2xzbuQwhOY

Resta saber se um jogo com tamanhas facilidades, com inúmeros casos de jogos arranjados pelas máfias de apostas do Leste Europeu e Sudeste Asiático, passará incólume pelo filtro das autoridades…