Um time de velhos tende a cair de rendimento ao final da temporada. E é exatamente o caso do Internacional nos últimos anos. A sensação de frustração dos torcedores colorados com a já habitual derrocada do time na reta final da temporada é comprovável em números e estatísticas.

Levantamento de aproveitamento do time em todas as competições comprova que a tendência nos últimos anos é de decréscimo na reta final de cada temporada. Isso se explica no avanço da idade média do time titular e da dificuldade colorada de se renovar. Ao final do ano o Inter terá nada menos que 10 jogadores acima de 30 anos: Dida, Índio, Juan, Alex, D’Alessandro, Wellington Paulista, Jorge Henrique, Ygor, Rafael Moura e Nilmar.

Wellington paulista e Rafael Moura

Wellington Paulista e Rafael Moura: ambos com 30 anos de idade

Desde 2009, o Inter apenas em 2011 teve aproveitamento melhor na reta final da temporada do que em relação ao período anterior, este normalmente englobando fases finais de Gauchão, Copa do Brasil e 1º turno de Brasileiro. Há três anos, o Colorado de Dorival Júnior no qual brilhavam Oscar e Leandro Damião, conseguiu uma reta final espetacular que deixou o time na Libertadores 2012 apenas na última rodada. Em compensação, no ano seguinte, quando vieram vários jogadores veteranos (Ygor, Rafael Moura, Juan e Diego Forlán), o aproveitamento despencou em mais de 20%. Esse ano a queda foi menor, mas existe: quase 8%.

Comparativo dentro da mesma temporada desde 2009 - Arquivo Pessoal

Comparativo dentro da mesma temporada desde 2009 – Arquivo Pessoal

Outro comparativo interessante é o decréscimo em relação à temporada anterior. Isto pode ser visto no gráfico a seguir, que mostra uma queda de aproveitamento nos últimos anos em relação à temporada anterior. O único ano “fora da curva”, é novamente 2011: quando o aproveitamento no período de maio a agosto é bem pior que o da reta final, e mais ainda comparando-se com as outras temporadas.

Já na reta final de cada ano, 2011 é o único ano de bom aproveitamento: quase 60%. Nas últimas três temporadas, o aproveitamento do Inter no final de ano foi um desastre: 28%, 26% e 43%, o que deixaria o time quase sempre lutando contra o rebaixamento.

Aproveitamento por períodos desde 2009 - Arquivo Pessoal

Aproveitamento por períodos desde 2009 – Arquivo Pessoal