O Observatório da Discriminação Racial no Futebol lança seu primeiro “Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol”, documento que sistematiza os casos e discriminação ocorridos no ano de 2014 no futebol brasileiro. A data escolhida foi o último sábado, marcante na luta pela igualdade de raças na humanidade.

No 21 de março, comemora-se o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Escolha instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória à tragédia que ficou conhecida como “Massacre de Shaperville“, em 1960, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul.

Para evitarmos que novas tragédias aconteçam precisamos estar atentos as mínimas demonstrações de intolerância racial. Com o objetivo de mostrar que casos de racismo não são fatos isolados e sim um problema sistêmico.

O relatório é feito pela ONG “Observatório da Discriminação Racial no Futebol”, organizado pelo jornalista e amigo Marcelo Carvalho e que foi fundada no ano passado. Foram 20 casos registrados de injúrias raciais no Brasil, 8 casos envolvendo brasileiros no exterior e mais nove casos na Copa do Mundo.

CONFIRA O RELATÓRIO ANUAL http://observatorioracialfutebol.com.br/relatorios/2014/Relatorio_dos_casos_de_Discriminacao_Racial_no_Brasil_2014.pdf

Mais detalhes sobre a ONG: