O Internacional venceu ontem o Ypiranga por 1×0, com um gol de pênalti do capitão Andrés D’Alessandro. Foi o nono pênalti marcado na temporada para o Internacional, o sexto convertido. O número de penalidades marcadas já é um recorde na Dupla Gre-Nal nos últimos cinco anos.

Porém esse número, apesar de significativo, não diz tudo. Nas últimas cinco temporadas, o Grêmio teve 46 pênaltis marcados e fez 39. Já o Internacional teve menos pênaltis e menos gols: 41 cobranças e apenas 30 conversões.

No Campeonato Gaúcho desde 2011, quando iniciou-se a sequência de quatro títulos do Internacional, foram 17 pênaltis para o Colorado e 26 para o Tricolor. O aproveitamento azul é bem superior: converteu 22 penalidades contra míseras 10 do Inter. Em percentual de gols marcados na competição, os números são bem diferentes: 5% dos gols do Inter foram em disputa de pênaltis, contra 13% do Grêmio.

Nas demais competições, os números são mais ou menos parecidos. O Grêmio teve 20 pênaltis englobando Brasileirão, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Libertadores e Amistosos, enquanto o Internacional teve 24. O percentual de conversão de ambos é bem melhor: 17 para os azuis e 20 para os vermelhos. Neste período, 7% dos gols marcados por Grêmio e Inter foram de penalidades.

Confiram o levantamento completo abaixo (clique na imagem para ampliar):

Todos os pênaltis da Dupla nos últimos cinco anos

Todos os pênaltis da Dupla nos últimos cinco anos