Neste sábado começa mais uma edição do Campeonato Brasileiro, novamente disputado sobe o regime de pontos corridos. Grêmio e Internacional jamais venceram a competição neste formato, mas são recordistas de vice-campeonatos: o Grêmio foi vice duas vezes (2008 e 2013) e o Internacional três vezes (2005, 2006 e 2009). Os dados desta postagem foram obtidos com o parceiro FutDados.

No ano passado, o Internacional fez uma campanha superior e terminou na terceira colocação, algo que não obtinha justamente desde 2009, quando perdeu o título para o Flamengo. Já o Grêmio desandou nas quatro rodadas finais e terminou em um melancólico sétimo lugar.

O Internacional disputou todas as edições (12), enquanto o Grêmio não esteve em 2005 (rebaixado no ano anterior). Já o Juventude disputou de 2003 até 2007, quando foi rebaixado. Desde então, nunca mais retornou à elite do futebol nacional. Aliás, nesse momento não temos times gaúchos sequer na Série B.

 

1

 

Em relação ao desempenho, a média geral do Inter é superior, mas nos últimos 4 anos o Grêmio tem obtido retrospectos interessantes, sobretudo em 2012 e 2013, quando ficou no G4 e foi para a Libertadores. O Juventude está bem abaixo.

2

 

O site FutDados, do amigo Júlio César Cardoso, de Florianópolis, faz regularmente diversos estudos sobre estatísticas no futebol brasileiro.

Confiram algumas curiosidades a seguir: