Com as trocas de ontem, o Colorado tem agora 12 dos 30 inscritos na Libertadores formados nas categorias de base do clube. Desde 2006 (não consigo localizar dados de inscritos na Libertadores de antes), o Internacional nunca teve tantos jogadores da base na listagem final da competição surgidos no “Celeiro de Ases“.

Inter campeão gaúcho Sub-20 - Foto: Site Oficial do Sport Club Internacional

Inter campeão gaúcho Sub-20: 4 com idade estão no time A – Foto: Site Oficial do Sport Club Internacional

Ontem entraram Eduardo, Artur e Bertotto da base, saindo Léo e Alisson Farias, o que aumentou o número de jogadores da base inscritos. No título de domingo do Gauchão Sub-20, quatro jogadores inscritos na competição continental poderiam ter sido utilizados: William, Artur, Géferson e Eduardo.

O levantamento foi feito com base nas listas finais de cada competição. Ou seja, os times que eram elegíveis na última partida que o time disputou na competição, independente da fase. Curiosamente, o elenco do primeiro título em 2006 é o que tinha menos jogadores da base: 4. Teria cinco, mas Chiquinho foi inscrito e depois cortado, entrando Wellington Monteiro.

LISTA DE JOGADORES DAS CATEGORIAS DE BASE INSCRITOS NA LIBERTADORES

  • 2015 – William, Nilmar, Eduardo Sasha, Rodrigo Dourado, Artur, Eduardo, Alisson, Géferson, Bertotto, Taiberson, Valdívia e Muriel – 12 jogadores, 40% dos inscritos (30 atletas)
  • 2007 – Renan, Marcelo Boeck, Maycon, Edinho, Christian, Luiz Adriano, Alexandre Pato – 7 jogadores, 28% dos inscritos (25 jogadores)
  • 2012 – Muriel, João Paulo, Renan, Élton, Josimar, Agenor – 6 jogadores, 24% dos inscritos (25 atletas)
  • 2010 – Taison, Sandro, Juan, Rafael Sóbis, Muriel, Renan – 6 jogadores, 21% dos inscritos (28 jogadores)
  • 2011 – Rafael Sóbis, Renan, Juan, Daniel, Muriel – 5 jogadores, 20% dos inscritos (25 atletas)
  • 2006 – Renan, Marcelo Boeck, Edinho, Rafael Sóbis – 4 jogadores, 16% dos inscritos (25 jogadores)

Observação: não considerei três jogadores: Oscar, Leandro Damião e Dalton. Todos jogavam regularmente como profissionais em outros times e não considero sub-23 base. E Alan Costa já veio direto para o Inter-B acima da idade de juniores.