Em exclusivo levantamento feito pelo site Faro de Gol , o Almanaque Esportivo traz para vocês os estádios mais antigos do país. Considera-se como “mesmo estádio” as arquibancadas construídas no mesmo terreno, ou seja: mesmo que tenha sido demolido e reconstruído uma ou mais vezes, continua no mesmo local. Os cinco estádios mais antigos do país ficam em: Pelotas, Belém, Curitiba, Bagé e Rio de Janeiro. A lista completa com os 20 estádios mais antigos do país, organizada pelo Fred Mendes, está no Faro de Gol

Boca do Lobo original em 2008 - Site oficial do Pelotas

Boca do Lobo original em 2008 – Site oficial do Pelotas


1º) BOCA DO LOBO – PELOTAS – PELOTAS/RS – 1908

Boca do Lobo em Pelotas/RS - Site Faro de Gol

Boca do Lobo em Pelotas/RS – Site Faro de Gol

A Boca do Lobo em Pelotas é o estádio mais velho do futebol brasileiro, com quase 108 anos de idade. Inaugurado em 25/10/1908 como “Estádio da Avenida” com o jogo Pelotas x Rio Grande. Seu recorde de público é 23.336 pessoas no jogo Pelotas 2×3 Grêmio em 2010.


2º) CURUZU – PAYSANDÚ – BELÉM/PA – 1914

Curuzu em Belém/PA - Site Faro de Gol

Curuzu em Belém/PA – Site Faro de Gol

O acanhado estádio da Curuzu em Belém foi inaugurado há 102 anos em um jogo Paysandú x Remo. Tem 18.024 mil torcedores como público máximo, obtida em um jogo da Série B de 2001 (Paysandú 4×0 Avaí). Outra marca histórica é ser o local do primeiro show de heavy metal em um estádio de futebol no Brasil: da banda “STRESS” no dia 13 de novembro de 1982 (agradecimento para amiga Nicole Magalhães por essa história curiosa).


3º) ARENA DA BAIXADA – ATLÉTICO PARANAENSE – CURITIBA/PR – 1914

Arena da Baixada em Curitiba/PR - Site Faro de Gol

Arena da Baixada em Curitiba/PR – Site Faro de Gol

Sem dúvida, o estádio mais significativo dessa lista, a Arena da Baixada foi inaugurada há 102 anos. Já sofreu 3 reconstruções, a última para a Copa do Mundo de 2014 quando sediou 4 jogos, assim como finais de Brasileiro e jogos da Libertadores. Seu recorde de público é inclusive no Mundial: 39.375 para Austrália 0x3 Espanha. Sua partida inaugural é Internacional-PR 1×4 Flamengo.


 

4º) ESTRELA D’ALVA – GUARANY DE BAGÉ – BAGÉ/RS – 1915

Estrela d'Alva em Bagé/RS - Site Faro de Gol

Estrela d’Alva em Bagé/RS – Site Faro de Gol

A Estrela D’Alva, sede do Guarany de Bagé, viu seu modesto time (hoje nas divisões inferiores do Gauchão), se sagrar bicampeão estadual (único time do interior a obter tal feito até hoje). Inaugurado há quase 101 anos, tem capacidade atual para 10 mil torcedores mas está em péssimo estado de conservação. Não temos o recorde de público.


5º) FIGUEIRA MELO – SÃO CRISTÓVÃO – RIO DE JANEIRO/RJ – 1916

Figueira Melo no Rio de Janeiro/RJ - Site Faro de Gol

Figueira Melo no Rio de Janeiro/RJ – Site Faro de Gol

O simpático e bem cuidado estádio nos subúrbios do Rio de Janeiro foi inaugurado há pouco mais de 100 anos e teve como primeiro jogo São Cristóvão 1×1 Santos. Seu recorde de público foi em 1926: 19.04 torcedores para São Cristóvão x Vasco da Gama. Foi rebatizado como “Estádio Ronaldo Nazário de Lima”, em homenagem ao Ronaldo Fenômeno, que começou jogando na base do time. Hoje é utilizado por vários times de futebol americano.


VEJA TAMBÉM: