Os 53 mil torcedores na Arena do Grêmio no clássico Gre-Nal 411 bateram o recorde anterior do Tricolor no seu novo estádio. E também entraram no Top 3 de públicos no futebol gaúcho desse século. É o melhor público do Grêmio e um dos três do time azul no Top 10, que tem sete do Internacional, todos ainda no antigo estádio Beira-Rio, que tinha capacidade para até 60 mil torcedores. Inclusive a tendência é aumentar a participação do Grêmio neste ranking, já que a Arena do Grêmio é maior que o novo Beira-Rio.

Os dois primeiros lugares são do Internacional em 2006 com 57 mil torcedores, nas finais da Libertadores e do Gauchão, ambos recordes insuperáveis na atual configuração da Arena do Grêmio e do Beira-Rio. Temos ainda as finais da Libertadores 2010, Sul-Americana 2008 e Recopa 2007, além de um Gre-Nal de 2002 e a semifinal da Libertadores de 2010.

Inter 2x2 São Paulo, Libertadores 2006 - Site Internacional

Inter 2×2 São Paulo, Libertadores 2006, maior público do século – Site Internacional

É curioso que o maior público do Olímpico nesse século seja um jogo da Série B, mas é justificável: na época o então presidente Paulo Odone admitiu que o estádio tava superlotado pois o dinheiro de bilheteria era o único que não sofria penhora imediata e dava para pagar as contas mais urgentes nestes tempos difíceis do Tricolor. O outro jogo no Top 10 é as oitavas-de-finais de 2002 pela Libertadores contra os argentinos do River.

São quatro Gre-Nais: 2 na Arena e 2 no Beira-Rio. Outros times frequentes neste Top 20 são o Corinthians (4x, 1 com o Inter e 3x com o Grêmio) e o São Paulo (2x com o Inter e 1x com o Grêmio). Todo esse levantamento foi feito com o apoio do pesquisador gremista Fábio Mundstock, do @historiagremio

CONFIRAM A LISTA COMPLETA (atualizada em 31/10/2016)

Os 20 maiores públicos do século XXI no RS - Arquivo Pessoal

Os 20 maiores públicos do século XXI no RS – Arquivo Pessoal