Quinze de março de 2002. Campeonato Inglês. Newcastle enfrentava o  Arsenal no St. James Park. Onze minutos de jogo. O francês Robert Pires deu um passe errado atrás do superastro holandês Dennis Bergkamp. Marcado pelo zagueiro grego Nikos Dabizas, Bergkamp recebeu a bola atrás de onde deveria receber. Mas o cerebral craque fez isso:

Esse gol foi eleito como o mais bonito feito pelo Arsenal na Premier League e é considerado também como o gol mais bonito de Bergkamp. O atacante, que tinha pavor de avião e evitava quase sempre longas viagens, jogou onze anos e fez 120 gols em 423 partidas pelo time de Highbury Park.

Com o 1×0, a situação do Arsenal foi facilitada pelo segundo gol, marcado por Sol Campbell ainda on primeiro tempo. Com a vitória, o Arsenal se igualou ao  então líder Manchester United.

A magia não pôde ser eternizada em uma imagem

A magia não pôde ser eternizada em uma imagem

Na rodada seguinte assumiu a liderança e emplacaria uma dezena de vitórias consecutivas, ganhando o título em pleno Old Trafford com uma vitória de 1×0. Logo depois, venceria a Copa da Inglaterra sobre o rival Chelsea (ainda sem os bilhões de Roman Abramovich) e emplacaria uma dobradinha,repetindo o feito de 1997/98, também sob comando de Arséne Wenger e encerrando uma série de três títulos do Manchester United.

Aquele time do Arsenal tinha inúmeros craques e era o embrião do lendário time de 2004/05, do mortal contra-ataque e campeão inglês invicto.  Lendas do futebol inglês como David Seaman, Ray Parlour, Sol Campbell e o garoto Ashley Cole eram acompanhados por talentos como os franceses Sylvain Wiltord, Thierry Henry, Patrick Vieira e Robert Pires, o sueco Fredrik Ljungberg, o nigeriano Kanu, o brasileiro Edu e o holandês Giovanni von Bronckhorst.

Ah, e claro, Dennis Bergkamp…

FICHA DO JOGO

Newcastle United:
Given, Hughes (Cort 86), Distin, O’Brien, Dabizas, Solano, Jenas, Speed, Robert, Ameobi (LuaLua 64), Shearer

Arsenal:
Seaman, Dixon, Stepanovs, Campbell, Luzhny, Lauren, Vieira, Grimandi, Pires, Bergkamp (Kanu 70), Wiltord (Edu 87)
Gols: Dennis Bergkamp aos 11; Sol Campbell 41 do primeiro tempo