O tricampeonato da Copa Libertadores da América acabou com um jejum de 21 anos sem conquistas internacionais do Grêmio. Foi seu quinto título oficial, ao lado de uma Copa Intercontinental (reconhecida pela FIFA como equivalente ao Mundial) e uma Recopa Sul-Americana, que havia sido a última conquista em 1996. Aliás, a próxima disputa continental do Grêmio será justamente contra o adversário batido em 1996, o Independiente-ARG.

Últimas conquistas do G12 do futebol brasileiro – Arquivo Pessoal

Curiosamente, esse também foi o último adversário derrotado pelo rival Internacional, na Recopa de 2011. O Internacional, dos chamados 12 grandes do futebol brasileiro, é o time há mais tempo sem conquistas nacionais: desde a Copa do Brasil de 1992 não conquista um caneco brasileiro. O Inter é ainda o terceiro time há mais tempo sem conquistas relevantes, à frente apenas de Vasco da Gama (por alguns meses) e Botafogo (este sim, há muito tempo, 1995).

Algumas curiosidades sobre esse levantamento:

  • O Fluminense é o único do G12 (Grêmio, Internacional, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Vasco da Gama, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro) que nunca venceu um título internacional.
  • Exceto o Tricolor carioca, o maior jejum internacional é do Botafogo, que venceu a Copa CONMEBOL em 1993 no Maracanã
  • Cinco das últimas conquistas internacionais são da Recopa: Inter, Santos, Atlético-MG, Cruzeiro e Corinthians.
  • Nas competições nacionais, Vasco, Inter, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Cruzeiro e Grêmio ganharam a Copa do Brasil em seu último triunfo.
  • Copa CONMEBOL e Copa Mercosul são competições já extintas no calendário sul-americano.