2018 é um ano especial para o futebol gaúcho no Campeonato Brasileiro. Além de já ter o atual campeão da Libertadores (virtualmente nas semifinais de 2018 da mesma competição), o Rio Grande do Sul tem Grêmio e Internacional na ponta de cima da tabela da Série A.

Everton festejando gol da vitória nos acréscimos – Foto: site oficial do Grêmio

O Tricolor igualou os recordes de 2008 e 2012 quando tinha 50 pontos após 27 rodadas. Já o Colorado superou a marca de 2005, quando fez 50 pontos. Aliás, os 53 pontos são a melhor marca de qualquer time gaúcho neste momento da competição.

Desde o início da “Era Pontos-Corridos”, somente em 2006 tivemos Grêmio e Internacional entre os primeiros (e curiosamente era o ano de retorno do Tricolor à Série A, tal qual o Inter esse ano), mas mesmo nesse ano as pontuações foram bem abaixo: 48 para o Grêmio e 44 para o Inter.

Nestes 16 anos de Série A, em nove vezes o Tricolor estava à frente do Colorado, contra sete vezes do sentido inverso. E, obviamente como todos os leitores sabem, nenhum deles foi campeão: nesta situação as melhores posições são segundos lugares em 2005 e 2012 com Inter e Grêmio, respectivamente.

 

Dupla Gre-Nal após 27 rodadas na Era Pontos-Corridos – Arquivo Pessoal